Lais Souza deixa UTI e já respira sem ajuda de aparelhos

Quase um mês após sofrer um grave acidente durante um treino preparativo para os Jogos Olímpicos de Sochi, a brasileira Lais Souza deixou, nesta quinta-feira, a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Jackson Memorial, da Universidade de Miami. Ela estava internada na UTI desde o último dia 5 e foi transferida à Unidade Semi Intensiva do hospital.

Além de ter deixado a UTI, a atleta já respira sem a necessidade de ventilação mecânica. Ela está se recuperando de uma grave lesão na coluna cervical, ocorrida no dia 27 de janeiro, quando esquiava no Park City, em Salt Lake City (EUA).

“A primeira grande vitória é conseguir respirar sozinha. A Lais ainda tem uma traqueostomia conectada a oxigênio, mas está conseguindo respirar sem se cansar”, disse Antonio Marttos Jr., médico do Time Brasil e da Universidade de Miami, ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“Nessa nova etapa do tratamento, vamos dar ênfase à manutenção dessa capacidade e à recuperação da parte hemodinâmica. Ela tem uma pequena válvula acoplada à traqueostomia, que permite a ela falar normalmente”, completou o médico.

Ainda não há previsão de quando Lais Souza será transferida para um hospital no Brasil.



Redação do Torcedores.com