#AquiéCopa: Hashtag patrocinada vira mote de protestos contra Mundial

#AquiéCopa

Uma campanha veiculada pela Visa no Twitter acabou virando alvo de protestos contra a Copa do Mundo. A marca patrocinou a hashtag #AquiéCopa para aparecer no topo dos termos mais comentados da rede social.

Criada para promover uma peça publicitária em vídeo estrelada por Zinédine Zidane e Fabio Cannavaro, a ação apareceu em espaço nobre dentre os trending topics do Twitter, como visto na imagem ao lado.

DESTAQUE: Vai ter Copa em Natal? Valcke dá bronca por estádio sem cadeiras

A infelicidade, porém, foi que muitos internautas aproveitaram a hashtag #AquiéCopa para subverter seu intuito inicial e protestar contra a Copa do Mundo no Brasil. E acabou sobrando até para os fãs da boy band One Direction que, até então, vinham comemorando o topo dos termos mais citados na rede social.

Muitos aproveitaram a situação para criticar atos de corrupção e apontar outras prioridades além da construção de estádios e a realização do evento no Brasil, reivindicando melhorias nos setores de educação e saúde, por exemplo.

Certamente a apropriação e reação contrária eram previstas pelos criadores da ação, talvez não com tanto empenho dos corneteiros.

Veja alguns dos tweets que aproveitaram a hashtag patrocinada para promover palavras de protesto contra o Mundial:

 



Flávio Moreira é jornalista especializado em mídias sociais. Com passagens por UOL e Electronic Arts, é apaixonado por esporte e acredita na produção de conteúdo feito de torcedor para torcedor.