Manifestantes reclamam da Copa, mas precisam dela

copa
Getty Images

O Brasil está repleto de manifestações contra a Copa por todos os cantos. Mas, a bem da verdade, por mais que não admitam, os manifestantes precisam da Copa.

Tá, parece um paradoxo. Porém, os olhos do mundo estão para o Brasil no momento. Quer oportunidade melhor para os manifestantes reivindicarem seus direitos e lutarem pelo êxito das suas causas?

Os brasileiros que estão indo às ruas protestar por melhores condições de trabalho e, em alguns casos, criando problemas para as autoridades ao pararem de prestar serviços básicos para o cidadão como transporte público sabem que este é o melhor momento para chamar a atenção para a sua causa. Ou as greves que estão ocorrendo em várias partes do país pouco antes da Copa são mera coincidência?

MAIS TEXTOS DO AUTOR:
Neta de Havelange fala em roubo na Copa. Ninguém vai fazer nada?
O Brasil não está pronto para a Copa. E aí, Lula? Vai nadar?
Em que Ronaldo eu devo acreditar? No que detona ou que defende a Copa do Mundo?
Copa: Abuso infantil perto dos estádios é o desafio a ser vencido

Não estou aqui para condená-los, pois acho um movimento legítimo. A questão é que muitos deles protestam contra a Copa, aproveitando o gancho que o torneio será realizado no Brasil para argumentar que o dinheiro que foi investido no Mundial poderia ter sido investido em melhores condições para a população. Mas supondo que a Copa nem a Olimpíada não acontecessem no Brasil. Qual outra oportunidade tão boa como essa eles teriam para protestar? Por isso, a Copa se torna necessária.

Sigo achando que o protesto, apesar de legítimo, é atrasado. Ele deveria ter acontecido em 2007, quando o Brasil ganhou o direito de sediar a Copa. Mas o atraso acabou se tornando uma oportunidade.

Agora, resta a dúvida: como as autoridades (presidente, governadores, deputados, prefeitos e vereadores) vão lidar com isso? Tenho a impressão de que da pior maneira possível. Aguardemos os próximos capítulos.



Jornalista de esportes desde 2005, com passagem pelo UOL e Terra. Editor de comunidades do Torcedores.com e blogueiro do renanprates.com