UFC tem ‘rodada dupla’ neste sábado. Confira as principais atrações

Para o fã de MMA, a madrugada deste sábado (31) para domingo (1º) será um prato cheio. Dois eventos do UFC acontecem a partir da noite de hoje. Um em São Paulo, outro em Berlim. No ginásio do Ibirapuera, Fabio Maldonado faz a principal luta do UFC São Paulo contra o americano de origem croata Stipe Miocic. Na Alemanha, os pesos médios Mark Muñoz e Gegard Mousasi encabeçam outro evento.

Confira as principais atrações e escolha seu “quebra-canelas” favorito:

– The Ultimate Fighter Brasil 3 Finale (São Paulo)

A final do reality show terá um card enfraquecido devido às mudanças na luta principal. O combate, que seria entre os técnicos Wanderlei Silva e Chael Sonnen, foi alterado para Junior Cigano e Stipe Miocic devido à lesão de Wanderlei. Depois, Cigano se machucou. Fabio Maldonado, que até então lutava entre os meio-pesados (93 kg), foi escalado para a luta principal nos pesos pesados (120 kg).

O “Caipira de Aço” (21 vitórias e 6 derrotas) é conhecido por fazer lutas empolgantes e com muito sangue. E o combate com Miocic (11 vitórias e uma derrota) tem todo o jeito de se desenrolar da mesma forma. Ambos são excelentes boxeadores, o que promete um combate totalmente focado na trocação. Mas há mais desvantagens para o brasileiro, que entra como zebra no octógono.

A diferença de altura é gritante. Miocic tem 1,94m, enquanto Maldonado tem 1,85m. No boxe, essa diferença representa menor envergadura para o brasileiro, que deve ter dificuldades para acertar o adversário. Conta a favor de Maldonado a resistência incomum. O lutador de Sorocaba tem queixo de pedra e não entrega os pontos facilmente.

Mesmo assim, caso a luta se desenrole no aspecto lógico, Miocic deve sair vitorioso, seja por nocaute técnico ou por decisão unânime.

CARD PRINCIPAL
Stipe Miocic x Fábio Maldonado (peso pesado)
*Vitor Miranda x Antônio “Cara de Sapato” (peso pesado)
*Márcio Lyoto x Warlley Alves (peso médio)
Demian Maia x Alexander Yakovlev (peso meio-médio)
Rony Jason x Robbie Peralta (peso pena)

*Finalistas do TUF

CARD PRELIMINAR
Rodrigo Damm x Rashid Magomedov (peso leve)
Elias Silvério x Ernest Chavez (peso leve)
Paulo Thiago x Gasan Umalatov (peso meio-médio)
Kevin Souza x Mark Eddiva (peso pena)
Ricardo Demente x Wagnão Gomes (peso médio)
Marcos Rogério Pezão x Rick Monstro (peso pesado)
Pedro Munhoz x Matt Hobar (peso galo)

O Canal Combate transmite o evento na íntegra a partir das 18h30.

– UFC Fight Night Berlim: Muñoz x Mousasi

A Alemanha será o palco do combate entre dois lutadores com origens bem incomuns. Filho de pais filipinos, Mark Muñoz nasceu no Japão e foi criado nos Estados Unidos, sendo, portanto, americano. Ele enfrentará Gegard Mousasi, filho de armênios, nascido no Irã e criado na Holanda. As semelhanças nas histórias entre eles, porém, acabam aí.

Muñoz (13 vitórias e 4 derrotas) é um excelente wrestler e já ajudou nos treinamentos de Anderson Silva, ex-campeão dos médios. Em sua trajetória no UFC, chegou a bons resultados, mas o nocaute sofrido para Chris Weidman o tirou da lista de possíveis desafiantes ao cinturão do brasileiro. Depois de batê-lo, Weidman nocauteou Spider e se tornou o novo rei.

Mousasi (34 vitórias, 4 derrotas e 2 empates), por sua vez, é o oposto do americano/filipino: prioriza a luta em pé e tem ótimo desempenho na trocação, a ponto de poder complicar a vida do rival. Além disso, tem poder de finalização, jã que praticou judô e sambô por anos. No currículo, estão os cinturões dos médios e meio-pesados do Dream e dos meio-médios do Strikeforce.

Tanto um quanto o outro vêm de derrotas para o brasileiro Lyoto Machida, mas em situações bem diferentes: Muñoz sofreu um nocaute espetacular (chute na cabeça) em outubro do ano passado; o armeno/holandês perdeu nos pontos em fevereiro deste ano.

Mais jovem (28 anos, contra 35 de Muñoz) e mais experiente, Mousasi é favorito por ter mais armas no octógono. Mas se o americano conseguir travá-lo no solo com seu wrestling de ponta, pode sair com a vitória nos pontos.

CARD PRINCIPAL
Mark Muñoz X Gegard Mousasi (peso médio)
Francis Carmont x CB Dollaway (peso médio)
Luke Barnatt x Sean Strickland (peso médio)
Niklas Backstrom x Tom Niinimaki (peso pena)

CARD PRELIMINAR
Drew Dober x Nick Hein (peso leve)
Magnus Cedenblad x Krzysztof Jotko (peso médio)
Iuri Marajó (galo) x Vaughan Lee (peso galo)
Pawel Pawlak x Peter Sobotta (peso meio-médio)
Maximo Blanco x Andy Ogle (peso pena)
Ruslan Magomedov x Viktor Pesta (peso pesado)

O canal Combate transmite o evento a partir das 13h25 (de Brasília)



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.