2014: A última Copa dos craques

Getty Images

Quem gosta de futebol sem duvida gosta de assistir a um bom jogo, principalmente se nele tiver grandes jogadores. E se esses craques forem: Buffon, Pirlo, Gerrard, entre outros, melhor ainda. Pois é, mas muito provavelmente esta seja a última Copa deles e de muitos.

Os jogadores ‘clássicos’ estão com uma idade já avançada, na base dos 33 anos, e como já falaram Pirlo e Buffon, este é o ultimo mundial deles. Por mais que Gerrard não tenha dado nenhuma declaração parecida, não tem como não saber que o jogador de 34 anos está fazendo sua última Copa do Mundo. Seu companheiro Lampard, hoje reserva da seleção inglesa, é um ano mais velho e é mais um que pode estar jogando a copa pela última vez.

Talvez a Espanha seja a seleção que mais tenha despedidas de jogadores. Com 32, 33, 34 anos, Xabi Alonso, Casillas e Xavi, respectivamente, devem deixar a Fúria.

E não é só na Europa que tem jogadores de partida de suas seleções, na África também. Didier Drogba, que está com 36 anos, poderá sim na próxima Copa dar oportunidade de alguém mais novo estar ocupando seu lugar na seleção da Costa do Marfim. Samuel Eto’o, de Camarões, que está em sua terceira Copa e não está 100% fisicamente, já está com 33 anos e infelizmente é mais um dos jogadores que podem estar se aposentando da seleção.

Apesar de a seleção brasileira ter um elenco muito jovem, ela não escapa de ter um atleta que esteja disputando seu último mundial. Julio Cesar que é um dos homens de confiança de Felipão está com 34 anos, e deve sair da seleção após o termino do torneio.

Claro que alguns atletas citados podem surpreender e fazer como o goleiro colombiano Mondragón e o atacante camaronês Roger Milla, que depois dos 40, ainda disputaram uma Copa do Mundo.

Por fim, o slogan “a Copa das Copas” para o mundial no Brasil, talvez não seja apenas uma frase que expresse todo um conjunto de alegria, festividade, clima, entre outras coisas que se encontram no país. Também pode servir, por coincidência, porque ídolos de muitas pessoas podem estar já em fim de suas carreiras, e esta Copa é a última oportunidade do público estar vendo de perto, figuras que fizeram parte de suas épocas.

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista. Como todo torcedor também gosto de dar meus pitacos. Fã da seleção italiana, do Milan e do Arsenal.