Abre o olho, Felipão!

Getty Images

Abre o olho, Felipão! Venceu, goleou mais não convenceu. Isso é o que tenho a dizer do Brasil X Camarões. O time está melhor do que aquele que empatou com o México e venceu a Croácia. Mas está longe do ideal. Ainda longe do time que venceu a Espanha na Copa das Confederações.

No papel, o Brasil é bem melhor do que o do Chile, mas em campo é muy diferente. Os chilenos estão muito arrumados e entrosados. Felipão vai ter que acertar muito o time para passar das oitavas de final e ir longe na Copa do Mundo.

Os brasileiros jogam no famoso 4-2-3-1. Melhor esquema atualmente, mas tem que saber usar.

esquema tático

O Brasil na Copa das Confederações teve Luiz Gustavo recuado, fazendo o papel de terceiro zagueiro, ajudando muito na marcação enquanto Paulinho saía mais para o jogo. Um dos problemas está ai. No Tottenham, o camisa 8 brasileiro é reserva, sem ritmo de jogo, fica difícil para jogar na seleção. Mas resolver isso é fácil, bota o Fernandinho no lugar que o problema está resolvido.

Mas não é só isso. Oscar está muito bem pressionando a saída de bola adversária, mas está horrível para voltar e buscar a bola, iniciando uma jogada – isso é uma das coisas que falta para seleção. Para piorar tudo, o único que costuma jogar de meia, parando a bola, sem usar a correria é o Hernanes, opção que acho muito fraca e, para mim, nem estaria nessa seleção.

O grande problema vem agora: Neymar e Hulk. Não gente, eu não estou maluco. Os caras são bons, mas falando de tática, eles acabam com o time. Todos sabem a dificuldade de Marcelo e Daniel Alves na marcação, Luiz Gustavo ajuda na cobertura. Mas se tivéssemos Neymar e Hulk acompanhando os laterais, seria muito bom. Pararíamos de tomar gols de seleções fracas como Croácia e Camarões. Imaginem quando o Brasil for enfrentar uma Argentina com Messi, Aguerro e Dí Maria, velocidade pura, uma Holanda com Robben, uma Alemanha com Muller, ou até mesmo um Chile com Vargas e Sanchez.

Outro jeito de acabar com essa velocidade é colocar três volantes, Ramires no lugar de Hulk de novo. Mas chega de retranca na seleção, já basto o Dunga em 2010. Chega de Tiki-Taka, chega de modinhas. Felipão, não tem que se inspirar em Mourinho, Guardiola, Dunga ou nenhum desses que vocês estão pensando.

Cuca

Estou falando de Cuca. O Atlético-MG de 2013, com Bernard e Tardelli, ajudando Marcos Rocha e Junior César na defesa e no ataque. Luiz Gustavo seria o Josué, Paulinho, o Leandro Donizete. Enfim, o técnico é o Felipão e o cara é inteligente, pode não fazer o que eu falei, mas vai resolver esse nosso problema.

Curta a pagina no Facebook:
https://www.facebook.com/lanceultimo
Twitter: @ultimo_lance

Crédito da foto: Getty Images



Sou estudante de comunicação social na PUC-RJ, tenho 20 anos e apaixonado por esportes. Em meus textos busco colocar a melhor informação possivel com muitos dados e as vezes opinião. O melhor do PVC e do Rica Perrone juntos em um só