Análise sobre as músicas da Copa

Tudo bem que você pode não ser a favor da Copa e muito menos do governo PT, ou de qualquer outro partido. Que esteja buscando um país melhor não só em novelas, mas no mundo real, porque a vida perfeita e fantasiosa “A gente vê por aqui”, certo? Porém, independente da sua opinião, e do que esteja fazendo, a Copa está seguindo suas regras, precisa de campos de futebol, segurança, torcidas, seleções e músicas. Músicas? Como assim?

Na última copa imagino que você se lembre somente de duas: Waka, Waka (This is time for Africa) da Shakira, e aquela da Coca Cola, Wavin’ Flag, essa última persistiu por quatro anos como toques no final dos comerciais da empresa, de tanto sucesso que fez e que acredito remete a alegria e felicidade, já que a Copa na África do Sul se tornou uma das mais alegres, devido a seu povo ser humilde, hospedeiro, unido, que mesmo com tantas dificuldades fez uma festa linda do início ao fim.

A Coca Cola deseja mostrar que as pessoas vivem mais felizes quando consomem o produto. Tanto que o slogan de 2009 da marca é “Abra a Felicidade”. O de 2010, ano do maior evento futebolístico, é “Viva Positivamente”.

Mesmo após quatro anos, essas duas músicas ainda vivem em nosso inconsciente, e podem, digamos, nos atrapalhar a gostar das novas músicas, feitas especialmente para a Copa do Mundo no Brasil. Ou nem todas!

Vamos conhecê-las?

A primeira “We are one” com participações de Pitbull, Jennifer Lopez e Claudia Leitte, não foi bem aceita no lançamento. Uma enquete feita pelo Estado mostrou que 86% dos torcedores não gostaram, tendo como participantes o número de 474.

Mas se irmos mais a fundo para saber a razão: por que não curtiram?

Meu palpite é que mesmo com diversos elementos brasileiros (Carnaval, mulatas, capoeira, Olodum, etc) o ritmo não é muito abrasileirado. Além disso, a Claudia participa de uma pequena parte do single, e o cantor principal é estrangeiro.

Talvez, se a música tema fosse um pouco mais brasileira, mostrando mais o que é ser desta Pátria amada, com ritmo de samba, por que não? Todos aceitariam de forma um pouco melhor.

Já o clipe, tendo um ritmo mais levado e rápido, “peca” por dois motivos que acredito ser essenciais. Primeiro por ter imagens de jogadores que não estarão representando seus países, como Robinho entrando em campo, Adriano e também o Tevez, e segundo por não mostrar alguns pontos históricos do País.

A segunda música é La La La – Shakira ft. Carlinhos Brown.

A loira convidou alguns jogadores para participar do clipe, como o marido Piqué, Messi, Neymar, Aguero, Fábregas, Abidal, além de seu filho Milan. Segundo ela, seria muito legal se essa música pudesse repetir o sucesso de Waka Waka em 2010.

Ok, a música até que tem uma batida legal, traz inspiração e tem um ritmo sul-americano envolvente, mas ainda sim Carlinhos tem uma participação discreta. (Às vezes até penso que o imposto para contratar nossos cantores é muito alto)

Já o clipe é interessante, conta com a participação dos atletas, figurinos e pinturas criativas. Até um tigre aparece no vídeo, e desconfio que esteja emprestado da Valesca Popozuda, que fez parte da super produção do clipe da música ‘Beijinho no Ombro’. (rs)

Só não compreendi a mensagem subliminar entre a Shakira e a Activia, onde não só ela, mas a maioria faz um sorriso na barriga. Não me dando por vencido, procurei e encontrei no site da Activia um comercial feito com a cantora, e lá está ele, o sorrisinho.

Uma terceira música que para mim é a melhor, além de ser 100% brasileira, é a versão produzida pelo banco que “Foi feito pra você”, Itaú.

Conta com a participação de Paulo Miklos, Fernanda Takai, Jair de Oliveira e Simoninha. Ora, a música possui versos simples e de fácil aprendizado, tende a estar na boca do povo mais que as outras. Por isso digo que é melhor!

De qualquer forma, o mais importante é o espetáculo!

Abaixo tem os links das 3 versões.

Itaú – https://www.youtube.com/watch?v=i9DYO645eTk

We are One – https://www.youtube.com/watch?v=TGtWWb9emYI

La la la – https://www.youtube.com/watch?v=7-7knsP2n5w