Bendo tenta voltar ao topo do UFC neste sábado (7)

O ex-campeão dos pesos leves (70,8kg) do UFC, Ben Henderson, volta na noite deste sábado (7) ao octógono disposto a retomar as forças para voltar ao topo da categoria. O americano enfrenta o russo Rustam Khabilov no evento principal do UFC Fight Night que acontece em Albuquerque, nos EUA. O canal Combate transmite o evento a partir das 20h25 (de Brasília).

O duelo colocará frente a frente dois lutadores com características semelhantes: a base sólida no wrestling. Enquanto o russo é conhecido como “Máquina de Suplês” (queda típica da luta agarrada), Henderson é ótimo na luta em pé, fruto da faixa preta no taekwondo. Experiente e com muito gás, o americano tende a ser favorito. Mas não é nada prudente subestimar Khabilov.

Aos 27 anos, o russo chegou ao UFC no ano passado. Nas três lutas que fez no octógono, conseguiu três vitórias, sobre Vinc Pichel (onde justificou o apelido), Yancy Medeiros e Jorge Masvidal. A carreira, recheada de títulos no sambô (luta livre russa), também contabiliza 17 vitórias e apenas uma derrota no MMA.

Bendo tem 30 anos, 20 vitórias e três derrotas na carreira. Além de ex-campeão do UFC, ele também deteve o cinturão dos leves do World Extreme Cagefighting. Em ambas as organizações, perdeu o reinado para Anthony Pettis. Após a segunda derrota para o algoz, em agosto do ano passado, venceu Josh Thomson por decisão dividida.

Esse ponto, aliás, é o mais controverso do ex-campeão. Em suas oito vitórias no UFC, venceu todas por decisão dos juízes, alguns deixando margem para muitas dúvidas.

Talvez até por isso, Henderson seja favorito. O duelo deve ser parelho em Albuquerque, mas o ex-campeão deve levar a melhor, novamente, nos pontos.

Brasileiro no octógono – Quinto colocado no ranking dos pesos leves do UFC, o brasileiro Rafael dos Anjos enfrenta nesta noite o americano Jason High. Uma vitória pode deixar o carioca muito próximo de uma disputa de cinturão.

Dos Anjos vinha em uma sequência boa, de cinco vitórias, até que foi derrotado por decisão unânime pelo russo Khabib Nurmagomedov em abril deste ano. A derrota foi a sétima em seu cartel, que conta também com 20 vitórias. High (18 vitórias e 4 derrotas) vem de dois triunfos sobre James Head e Anthony Lapsley.

Superior ao americano tanto em pé quanto no solo, Rafael deve conseguir mais uma vitória e se recuperar.

Confira o card completo:

CARD PRINCIPAL
Ben Henderson x Rustam Khabilov (peso leve)
Ross Pearson x Diego Sanchez (peso leve)
John Dodson x John Moraga (peso mosca)
Rafael dos Anjos x Jason High (peso leve)
ves Edwards x Piotr Hallman (peso leve)
Bryan Caraway x Erik Perez (peso galo)

CARD PRELIMINAR
Yaotzin Meza x Sergio Pettis (peso galo)
Lance Benoist x Bobby Voelker (peso meio-médio)
Scott Jorgensen x Danny Martinez (peso mosca)
Jake Lindsey x Jon Tuck (peso leve)
Patrick Cummins x Roger Narvaez (peso meio-pesado)



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.