Copa: O que esperar de Brasil x Croácia em São Paulo?

Itaquerão
Getty Images

Acabou a espera. Hoje, 12 de junho, começa a Copa. Brasil e Croácia fazem a partida inaugural do torneio, que acontece pela 20ª vez na história, em São Paulo. Mas o que esperar desse duelo no Itaquerão?

A princípio, mais tolerância do torcedor com o futebol da Seleção. Mesmo que não seja igual à nossa infância, o clima de Copa está aí. Isso, por si só, já deixa as pessoas mais empolgadas. E gradativamente a torcida apresentou mais paciência com o time de Luiz Felipe Scolari. No amistoso contra o Panamá (dia 3, em Goiânia, vitória do Brasil por 4 a 0), as vaias começaram logo nos primeiros minutos. Diante da Sérvia (dia 6, no Morumbi, triunfo canarinho por 1 a 0), só começou no fim do primeiro tempo.

Apesar de toda a rejeição histórica de São Paulo pela Seleção, acredito que hoje os jogadores serão poupados. Principalmente se conseguirem superar um gol logo cedo.

A Seleção Brasileira é superior (sem pachequismo aqui) e tem depositada em Neymar toda a confiança. Se ele não sentir a pressão, como tanto afirma, a chance de uma boa estreia é gigante. A conferir a partir das 17h.

A chegada ao estádio deve ser tumultuada por causa do volume de pessoas (serão 61 mil pessoas), apesar de toda operação especial de transporte público. Não deve ser fácil, mas não vai ser impossível. Agora, se você, torcedor sortudo que conseguiu ingresso, pretende bombar o Facebook com fotos do jogo, prepare-se: há grandes chances de seu 3G ou 4G não funcionarem. No Morumbi, foi impossível usar a internet assim que a transmissão começou.

Será possível tomar aquela cervejinha no estádio. A Fifa liberou. Como todo evento que envolve álcool, futebol e gente exaltada, não vou me surpreender com agressões a croatas, apesar de todo o policiamento.

Opinião geral: 2 a 0 para o Brasil, com gols de Neymar e Hulk e com a Seleção jogando bem. Filas no acesso ao estádio e para compras nos bares do Itaquerão. Possíveis confusões após a partida. Raríssimas selfies.

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.