Copa: Confira as sedes que fizeram feio até o momento

A Copa do Mundo ainda está na primeira rodada e o que não faltou até o momento foram jogos emocionantes, viradas, placares altamente improváveis, golaços e festa. Mas nem tudo são flores no país tropical. Em meio ao calor (humano e climático) do Brasil, há sedes que fizeram feio.

O torcedor mais atento percebeu que, no Beira-Rio, em Porto Alegre, não foram executados os hinos nacionais de França e Honduras, nesse domingo (15). Benzema e companhia não se sentiram ofendidos e sapecaram 3 a 0 na equipe da América Central. Falta grave. Já pensou se esquecem o hino do Brasil, que problemão?

Em São Paulo, cidade-sede do jogo de abertura do Mundial (o Brasil venceu a Croácia por 3 a 1 no Itaquerão, dia 12), faltou respeito com a presidente da República, Dilma Rousseff. Em rede nacional e mundial, a autoridade máxima da política brasileira foi xingada por quatro vezes ao longo da cerimônia de abertura e da partida inaugural por boa parte dos mais de 62 mil torcedores.

Posições políticas a parte, acredito que ficou feio para São Paulo e para o país. Protestar pode, é direito. Faltar com o respeito, não. E isso ficou evidenciado no Itaquerão. Não duvido que isso tornará a acontecer em Fortaleza (onde o Brasil enfrenta o México nesta terça-feira, dia 17) e em Brasília (local de Brasil x Camarões, dia 23).

Para ser justo com São Paulo: eu mesmo acreditei que metrô e trem seriam meios inviáveis para se chegar ao Itaquerão para o jogo de estreia da Copa do Mundo. Felizmente, queimei a língua. O transporte público, seja o metrô, seja o Expresso da Copa da CPTM, foram excelentes para chegar e sair do estádio. Já andei em trens e metrôs mais lotados em horários de pico do que antes e/ou depois da abertura do Mundial na cidade mais populosa do Brasil. Que continue assim depois de 13 de julho.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.