Argélia: De zebra a melhor campanha da história do país

Getty Images

A seleção da Argélia se classificou para as oitavas da Copa sobre a Rússia – que ficou para trás junto com a Coréia do Sul – e irá jogar contra a embalada Alemanha já na segunda-feira às 17h.

Essa é somente a quarta vez que a seleção argelina se classifica para disputar a Copa do Mundo. Em sua primeira participação no ano de 1982, a Argélia ganhou da poderosa Alemanha por 2 a 1, perdeu para a Áustria por 1 a 0 e venceu o Chile por 3 a 2. Com saldo de gols insuficiente, aquele time não se classificou para a fase seguinte.

Em 1986 no México, a primeira fase foi mais complicada. A Argélia enfrentou a Irlanda do Norte e empatou por 1 a 1. Perdeu para o Brasil por 1 a 0 e perdeu da Espanha por 3 a 0. Com apenas um empate e um gol de Djamel Zidane, a Argélia se despediu da Copa, voltando a disputar o campeonato somente a 24 anos depois, em 2010.

Neste ano, conquistou apenas um ponto na primeira fase que tinha Estados Unidos, Inglaterra e Eslovênia, se despedindo mais uma vez.

Para a Copa no Brasil, a seleção africana disputou as eliminatórias, conquistando seis vitórias e duas derrotas, onde o aproveitamento em casa foi de 100%.

Já na primeira fase da Copa, a Argélia conseguiu o que parecia muito difícil: a tão sonhada classificação para as oitavas. Perdendo o primeiro jogo para a badalada Bélgica por 2 a 1, só recuperou o fôlego diante da Coréia do Sul, pois venceu por 4 a 2, ficando a um empate para a fase seguinte, que foi conquistado com muito suor diante da Rússia, que também tinha chances para passar, porém Slimani balançou as redes aos 15 minutos do segundo tempo empatando o jogo, e assim continuou até o final.

Um momento histórico para a Argélia, que nunca foi para a segunda fase de uma Copa. Agora é só se preparar para enfrentar a poderosa Alemanha. Do jeito que as coisas andam (Espanha, Itália, Portugal e Inglaterra já foram) quem sabe a seleção alemã não vai embora mais cedo?

Crédito da foto: Getty Images