EUA, Coreia do Sul, Costa Rica… as Seleções que evoluíram ao longo das Copas

A Copa do Mundo de 2014 tem sido a Copa das zebras. Costa Rica surpreendendo no Grupo D, Estados Unidos jogando bem… Essas são duas seleções que evoluíram ao longo da história do torneio.

Comecemos pela equipe da América Central. Os costarriquenhos voltaram à Copa do Mundo após ficar ausente do Mundial de 2010. E, com duas vitórias (sobre os favoritos Uruguai, por 3 a 1, e Itália, por 1 a 0), já garantiram a melhor participação desde que estrearam no torneio, em 1990.

Naquele ano, a equipe chegou às oitavas de final e foi eliminada pela Tchecoslováquia. Nas Copas de 2002 e 2006, não passou da primeira fase.

Os Estados Unidos também evoluíram ao longo da história das Copas do Mundo. O país foi um dos participantes da primeira edição do torneio, em 1930, no Uruguai. Naquele ano, teve o melhor resultado, com um terceiro lugar. A equipe também participou das edições de 1934 e 1950, onde não foi bem. A partir daí, o retorno só aconteceria no Mundial de 1990, mas a equipe também caiu na primeira fase.

Em 1994, como sede, os americanos rodaram nas oitavas de final (perderam para o Brasil por 1 a 0, gol de Bebeto). Quatro anos depois, na França, caíram na primeira fase, após três derrotas. Em 2002, na Ásia, a equipe chegaria às quartas de final, onde perderam para a Alemanha (que seria a vice-campeã) por 1 a 0. Em 2006, a equipe foi novamente mal na fase de grupos e foi eliminada precocemente. Por fim, na África do Sul, os norte-americanos encerraram a participação nas oitavas de final, sendo eliminados por Gana.

No Mundial do Brasil, a equipe tem condições de, ao menos, repetir o desempenho de quatro anos atrás.

Outro país que evoluiu ao longo das Copas foi a Coreia do Sul. Desde 1986, os asiáticos estão em todas as Copas, tendo, ainda, a participação no Mundial de 1954. Em todos, os coreanos deram adeus ainda na primeira fase.

Duas excepções aconteceram: em 2002, quando sediaram o torneio ao lado do Japão. Naquele ano, a equipe obteve um surpreendente quatro lugar, quando perderam para a Turquia por 3 a 2. E, em 2010, o time foi até as oitavas de final, quando foram eliminados pelo Uruguai.

Em 2014, vai disputar com Rússia, Bélgica e a Argélia uma das vagas para chegar às oitavas de final.



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.