Felipão e a hora do lobo

copa
Vipcomm

Foi Felipão quem armou a seleção que neste 12 de junho entra em campo para disputar uma Copa do Mundo de futebol 63 anos depois da ultima Copa disputada no Brasil. E perdemos a final para os uruguaios. Perdeu, acabou, a hora é outra e o tempo também. Quem gosta de coisa antiga é museu.

E Felipão montou esse time depois que Mano Menezes teve sua oportunidade e enfiou no nariz, como diria o craque Neto. Teve uma oportunidade única em sua vida de treinador e não aproveitou. Pior: parece que se esqueceu de seu ofício.

Mas o que eu quero dizer é que Marin quando trouxe Felipão para dirigir a seleção, pensou no tiro curto. Viu que a batata estava assando e pensou: vou trazer um cara para montar um time, fazer esse time jogar, ser competitivo e no tempo que me resta, ver se dá certo. O cara só pode ser um trator de gente, um arregimentador de almas. Um cara que somente pense em somar. Juntar jogadores, comissão técnica e o povo. E que seja mais que um treinador estrategista, um especialista em tiro curto.

Quem era o cara? Felipão.

Ele veio com sua bota e bombacha, sua cuia e chimarrão. Seu fiel escudeiro Murtosa e seu bigode. Montou um time, botou pra jogar, explicou para os caras que a parada era uma Copa do Mundo e não um desfile de vaidosos jogadores europeus-novos-ricos-desfilando-caras-e-bocas.

Deu certo e nosso Dom Quixote dos Pampas papou a Copa das Confederações, não se importando se outras seleções vieram para tomar caipirinha e se arrumar com meninas de vida esquisita, semi-musas da noite caliente deste país. Sentou o pau em todo mundo e deu um baile na Espanha. É campeão! Gritava a galera dentro dos estádios, enquanto a grande maioria da população tomava porrada da polícia nas manifestações de rua, fora deles.

O país ta uma beleza? Não. Vamos ter manifestações de rua? Sim. As ruas estão pintadas de verde e amarelo? Não. Mas dentro dos estádios vai haver clima de festa? Sim.

E o que mais interessa já está no bolso. A Fifa tem a grana dos patrocinadores, o dinheiro dos ingressos e a parte das TVs. Acabou! E tem mais. A bailarina, cantora e atriz Jennifer Lopez, a J.Lo, está na área com sua bunda. Estamos falados. Vamos ter Copa do Mundo.

Pra encerrar, Felipão deu a entender na coletiva de hoje que é bom de cama. Vai dormir a noite inteira e dar sossego pra mulher dele. Foi ele que disse. O time dele? Ta pronto e vai pra arena jogar o melhor futebol do planeta que é o nosso, sim senhor.

No mais, como diria meu guru Renato “Bico Fino” Silva, “Quem beijou, beijou. Quem não beijou agora fecha o caixão e segue o enterro”.

E os croatas? Não dá pra falar deles, que eu estou sem tempo. Fui.

– Vídeo: Veja como foi a chegada da seleção brasileira em São Paulo:

– Veja fotos dos treinos da seleção:



Luiz Ceará é formado em Jornalismo pela PUCC-Campinas. Iniciou a carreira na Radio Cultura de Campinas e depois EPTV, filiada à Rede Globo. Trabalhou na TV Globo - SP, SBT, TV Século 21, TV Bandeirantes e RedeTV!, onde é repórter e comentarista. Participou da cobertura de 4 Copas de 3 Olimpíadas.