O calendário da UEFA prejudica a Copa?

Porque será que tem tantos jogadores machucados e fora da Copa do Mundo? Simples, a quantidade de jogos do calendário do futebol é desumano e aos poucos o resultado de tantas partidas jogadas anualmente começa aparecer na perda de tantos jogadores no período pré Copa. Sim, o calendário da UEFA prejudica a Copa.

A final da Champions foi dia 24 de maio e o início da Copa do Mundo será dia 12 de junho. Três semanas não foram suficientes para recuperar os jogadores. Diego Costa conseguiu, Ribery não. Cristiano Ronaldo ainda esta tentando se recuperar.

Destaques
Copa: veja os zicados do álbum de figurinhas
Mito ou verdade: Barcelona estraga jogadores para seleções?
Copa perde a graça com tantos craques lesionados

O mais importante de tudo isso, e a importância que a UEFA dá para a Copa. Como sabemos, existe uma enorme briga da UEFA com a FIFA, em relação a quantidade de partidas jogadas, de como as seleções podem remunerar as equipes em caso de contusões em partidas internacionais, e claro de produto.

O produto da UEFA é a Champions League, reconhecida por todos como o mais organizado, de melhor nível, e o torneio de futebol no mundo que tem a melhor remuneração do mundo. É um sonho de todo jogador participar desta competição e claro ganhá-la.

Já a FIFA, está concentrada nas seleções e seu maior produto é a Copa do Mundo, esta jogada de 4 em 4 anos. Com maior rentabilidade comercial, tradição, é sempre muito esperada nos países. A Copa ainda segue como a mais charmosa, multi cultural e desejada taça, no mundo do futebol. Aos poucos a FIFA esta comprando outra briga com os clubes e a UEFA em relação ao Mundial de Clubes. É mais uma viagem, no meio do calendário europeu, que sempre dificulta a logística.

Antigamente as equipes tinha no mínimo um mês para se recuperar, treinar e entrosar. Hoje sortudo é a seleção que conseguiu 20 dias.

O calendário da Uefa prejudica a Copa? Sim. Estou seguro disso. Mas não só o calendário da UEFA, e sim do futebol em geral.

Veja alguns craques que estarão fora da Copa:



Sou amante e estudioso de esportes! Nasci em São Paulo, estudei em Los Angeles, NY e fiz pós-graduação em Barcelona, sempre acompanhando de perto as competições esportivas pelo mundo.