Onde o brilho da Espanha foi parar?

espanha
Getty Images

Nem o melhor vidente, nem o mais pessimista dos espanhóis e nem o mais otimista dos holandeses, diria que seria assim, um verdadeiro passeio holandês pelo bosque espanhol. Onde o brilho da Espanha foi parar?

Que a Espanha não é mais a mesma de outrora. é nítido de todos os entendedores do jogo das multidões. O estilo tiki-taka que encantou o mundo introduzido pelo Barcelona e muito bem executado por La Fúria, já não é tão eficaz. Prova disso é o ano que o clube catalão fez, com um simples título da Supercopa da Espanha.

O fim do brilho espanhol, já foi sentido na Eurocopa de 2012, com algumas atuações abaixo do acostumado pelo mundo, a Espanha foi se arrastando, chegando a final somente após passar por Portugal nos pênaltis, em jogo em que os gajos foram melhores do início ao fim. Na final, a equipe se superou e goleou a Itália, mas nada que animasse tanto o mundo.

Na Copa das Confederações a mesma coisa: jogos feios e avanço de fase apenas pela fragilidade dos adversários. Afinal, convenhamos: não se classificar em um grupo com o Taiti é tarefa impossível.

Na semifinal, mais uma vez vitória nos pênaltis. Na final, outro passeio: mas daquela vez foi do adversário, o Brasil.

A Espanha busca alternativas, ao invés do falso 9, que Villa, Fabregas e Silva já desempenharam, um nato centroavante. Infiltrações em diagonais e lançamentos longos também fazem parte do novo leque de opções do tiki-taka. Xavi defende o estilo, dizendo que se dá certo a tanto tempo, por que mudar?

Mas nada foi páreo para o vingador laranja (que para a batalha decidiu trajar azul). A Holanda entrou em campo disposta a se vingar da final de quatro anos atrás, disposta a vingar os jogadores que se aposentaram amargando o peso de uma derrota em uma final de Copa. Mas a Holanda não só se vingou da derrota de quatro anos, como mostrou ao mundo que pode sim surpreender nesta. E mostrar que a Espanha não é mais aquele bicho-papão de um passado recente.

O passeio holandês pelo bosque espanhol mostrou ao mundo diversas situações, mas principalmente mostrou que o encanto espanhol não é mais o mesmo.

Se gostou comente. Se não gostou, comente também. O importante é opinar.

Mande-me um email com a sua opinião e temas para futuras publicações.

Alexandrevinicius1996@hotmail.com

Abraços e até a próxima!



"Um apaixonado por esportes"