Opinião: Espanha vai amarelar de novo na Copa

A Espanha vai voltar ao que sempre foi: uma equipe “amarelona”. Os atuais campeões do mundo estão em situação delicada na Copa do Mundo: após a goleada sofrida na estreia por 5 a 1 para a Holanda (a quem venceram na final em 2010), a Fúria encara o Chile, nesta quarta-feira (18), às 16h, no Maracanã.

O jogo é matar ou morrer para os europeus. Isso porque se a Holanda vencer a Austrália às 13h, no Beira-Rio, e os espanhóis perderem para o Chile, a equipe estará eliminada do Grupo B com uma rodada de antecedência. Final nada bom para quem conquistou o mundo há quatro anos.

E os comandados por Vicente del Bosque sabem que o duelo com o Chile é decisão. Dentro de campo, os atletas da Espanha cogitam, até mesmo, abrir mão do consagrado estilo de jogo “tiki-taka” para vencer. Não vai faltar vontade aos ibéricos.

“A primeira coisa que a gente precisa é vencer. A gente tem que ganhar do jeito que for. Vamos ter outras chances de jogar bom futebol. E depende do rival também. Pelo que a gente viu das partidas anteriores, o Chile é um adversário difícil, que exige muito na marcação. Vai ser marcação um contra um. Precisamos estar preparados para se superar e sair dessa marcação”, afirmou o meia Andrés Iniesta, cérebro e principal jogador da Espanha.

Mas o time sul-americano é bom de bola. Valdivia foi bem no primeiro jogo, quando os vermelhos venceram a Austrália por 3 a 1, dia 13, em Cuiabá. Além do camisa 10 do Palmeiras, a equipe do argentino Jorge Sampaoli conta com o bom atacante Alexis Sánchez, jogador do Barcelona e velho conhecido dos espanhóis.

Diante da pressão pela obrigatoriedade da vitória, aliado ao nervosismo natural e ao talento dos chilenos, acredito que a Espanha vai amarelar na Copa e mostrar que, ao menos nos Mundiais, o título de 2010 foi um ponto fora da curva.

Foto: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.