‘Padrão Fifa’ confunde imprensa e torcida na chegada ao Itaquerão

copa
Eduardo Gonçalves/Torcedores.com

O que mais se ouve nesta época de Copa é o tal padrão Fifa. Só que a entidade que comanda o futebol parece se esquecer que, no Brasil, algumas particularidades precisam ser respeitadas para as coisas darem certo.

A reportagem do Torcedores.com foi até o Itaquerão nesta quinta-feira, dia da abertura da Copa do Mundo entre Brasil e Croácia, e sentiu na pele o que muitos profissionais da imprensa e, principalmente torcedores, sentiram: não é fácil se acostumar com o Padrão Fifa.

Logo na chegada à estação, um bloqueio impede que o caminho mais curto entre a Itaquera/Corinthians e o estádio possa ser traçado. “Agora é padrão Fifa. Nem com crachá pode passar”, esbraveja um segurança, sem explicar, então, quem pode usar o caminho da passarela que leva ao estádio.

Tudo muito confuso também no trânsito, já que alguns veículos como táxis e ônibus circulavam livremente dentro da área de bloqueio estabelecida pela Fifa, enquanto veículos de imprensa logotipados não conseguiam acesso

Nas imediações do Itaquerão, mais confusão. O repórter teve que deixar a caneta do lado de fora do estádio por determinação de um voluntário, pois tratava-se de um objeto “perigoso”. Ao ser perguntado sobre o que usaria para escrever as matérias, teve que se conter ao ver o “amigo” dar de ombros e apontar para a mochila preta que continha o laptop.

A movimentação foi bastante intensa desde o início, fora do Itaquerão, com os profissionais que cuidam dos camarotes se organizando para ter acesso ao estádio, e também dentro dele, com filas imensas nas caríssimas lanchonetes com o tal “Padrão Fifa”.

Os demais problemas detectados pela reportagem do Torcedores.com no primeiro evento-teste da Fifa, a princípio, melhoraram ou foram “maquiados”, pois a aparência do estádio que receberá as seleções de Brasil e Croácia está digna de elogios.



Apaixonado por futebol e esportes em geral.