Quando treinar não vai adiantar

Getty Images

Quando treinar não vai adiantar.

Não, não da mais tempo pra nada. Treinar, arrumar no gramado erros cometidos durante este período de treinamento, isso me parece impossível. Por quê? Porque os caras não tem mais cabeça pra isso.

Nenhum jogador do Brasil ou de alguma seleção que vai disputar a Copa tem mais cabeça pra ouvir o treinador gritar ou mesmo falar mansamente na sua orelha sobre isso ou aquilo, como diria o próprio treinador Felipão.

O que fazer se os jogadores que vão disputar a Copa não querem mais ouvir nada? E porquê não querem? Por que a cabeça já está no primeiro jogo. Então neste momento é conversar sobre a Croácia, em pequenos grupos ou mesmo coletivamente. È isso o que está acontecendo.

A boleirada está super concentrada. Quartos individuais como os de hoje não ajudam muito. Mas eles se encontram nas áreas coletivas da Granja e falam e falam e falam sobre a Croácia.

Brazil Training Camp - Day 9 - 2014 FIFA World Cup

Na mente de cada um, a jogada perfeita. Fred mentaliza sua esperteza e a fase de ouro. O centroavante quando entra nesse estágio, decola. Difícil a bola dele não entrar. Marca gols até deitado nosso Fred.

Neymar só pensa na sua consagração como o maior jogador da Copa. Como ser esse personagem? É o que ele está resolvendo agora em seus pensamentos.

E assim, um a um em suas mentes eles tentam imaginar como materializar seus sonhos. O maior deles sem duvida é o do goleiro Julio Cesar. Sua meta, o que está passando pela cabeça dele agora, neste momento, o que não deixa que ele passe uma noite de sono inteira sem acordar algumas vezes, é simples. Mas definitivo. Ele não quer virar Barbosa. Que tenha uma boa sorte.

O Brasil está pronto assim.

 

Reprodução: Getty Images



Luiz Ceará é formado em Jornalismo pela PUCC-Campinas. Iniciou a carreira na Radio Cultura de Campinas e depois EPTV, filiada à Rede Globo. Trabalhou na TV Globo - SP, SBT, TV Século 21, TV Bandeirantes e RedeTV!, onde é repórter e comentarista. Participou da cobertura de 4 Copas de 3 Olimpíadas.