Rakitic, primeiro grande jogador croata na Catalunha

Nascido na Suíça, Ivan Rakitic, de 26 anos, com certeza concretizou um sonho de jogar em um grande time internacional da Europa, ao assinar com o Barcelona por quatro temporadas. Poucos sabem, mas ele surgiu com grande impacto na Alemanha, atuando pelo Schalke 04, um dos times mais populares do país. O croata faz história, já que será o primeiro da nação divida pelas guerras da antiga Iugoslávia, a estar no time principal.

Recentemente uma revelação do país também assinou com os blaugranas, Halilovic, 17 anos, vindo do Dínamo Zagreb, por € 4 milhões. Inicialmente, vem para integrar o time B.

Destaques
Relembre os últimos algozes do Brasil na Copas
Copas de 90, 94 e 2002 têm jogadas gêmeas; assista
Top 5: vilões do Brasil em Copa do Mundo
Top 10: Melhores duplas de volantes da Copa 2014

Na Catalunha, terá grande chance de mostrar seu valor e desempenhar o bom futebol, que o levou a Barcelona, após vencer a Europa League, pelo Sevilla, nos penalties.

Antes de chegar a Alemanha, o meia, iniciou sua carreira nos times de base do Basel, em 1995, até subir ao profissional nos anos 2000 e, depois se transferir para Gelsenkirchen. Após começar muito bem no time alemão, suas contusões seguidas, fez com que o treinador da época, o deixasse fora dos titulares com mais frequência. Com a perda de espaço, resolveu sair para novos ares, quando apareceu o espanhol, Sevilla, interessado em contar com o seu futebol.

Pelos ‘azuis reais’, o croata fez 97 partidas e marcou 12 gols. Já com o time da Andaluzia, foram 124 aparições com 27 gols marcados. Além de, mais de dez assistências na temporada.

Na seleção da Croácia já jogou duas eurocopas (2008 e 2012). Com a camisa do país, contando com sub-21, foram 53 jogos com 11 gols marcados e sete assistências.

Ao lado de Modric e Mandzukic, Rakitic é uma das esperanças que a Croácia faça uma boa Copa, sendo que, os croatas acreditam esta ser a melhor geração, desde 1998, quando chegou à semifinal do Mundial.

O grupo da Croácia é o A e, é composto por Brasil, Camarões e México. Sua trajetória na competição começa na quinta-feira (12), justamente contra os donos da casa, o Brasil, no Itaquerão, às 17h, pelo horário de Brasília.



Jornalista da Band - Esporte é vida. Ser um amante do futebol, é um privilégio. Editor/Repórter do programa "Os Donos da Bola" das 13h às 15h. Aos fins de semana em toda programação esportiva.