Site mede o grau de satisfação dos torcedores na Copa

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das mais atuantes instituições de ensino federal do país. Um exemplo disso foi o trabalho desenvolvido pelos alunos do Curso de Ciência da Computação. Eles desenvolveram uma plataforma de análise para medir o sentimento dos torcedores, inclusive durante a Copa, denominada “Sentibol”.

A plataforma foi desenvolvida pensando nos torcedores e jornalistas, que podem ter um portal com informações diferenciadas sobre cada time. O torcedor brasileiro, como qualquer outro fã de futebol, gosta de dar seus palpites em redes sociais. Foi pensando nisso que o professor Ahmed Esmin liderou uma equipe de alunos em um projeto no laboratório de pesquisa avançadas, o Licesa, no departamento de Ciência da Computação da UFLA. Eles desenvolveram a ferramenta capaz de analisar as mensagens postadas no Twitter.

A plataforma chamada Sentibol, cujo nome surge de uma mistura entre sentimento e futebol, consegue capturar as mensagens que os torcedores dos times do Brasileirão e seleção brasileira postam no Twitter através das suas hashtags e classificar essas mensagens como positivas, negativas ou neutras, assim medindo a satisfação dos mesmos.

De acordo com o professor Ahmed Esmin, o objetivo deste projeto é fazer análises de sentimentos dos torcedores nas redes sociais e, desta forma, tentar medir a paixão dos torcedores por seu time. “O que pretendemos é usar as informações e o Big Data para mudar o jeito de ver e acompanhar o futebol”, explicou um dos desenvolvedores.

Com a chegada da Copa e sendo o futebol uma paixão nacional, o Sentibol não poderia ficar fora dessa. Para isso, foi criada uma página especialmente para a seleção verde e amarela com informações sobre jogadores, vídeos, partidas e a análise dos sentimentos. Para conferir basta acessar o site sentibol.com. Vale a pena conferir.