6 motivos para acreditar que o Palmeiras não vai cair de novo

Palmeiras
Crédito da foto: Getty Images/Arquivo

O Palmeiras não vence desde maio no Brasileirão e já se vê ameaçado pelo fantasma do rebaixamento. A queda seria a mais vergonhosa de todas na história do clube, pois seria a terceira em 12 anos e ainda aconteceria no ano do centenário alviverde.

LEIA MAIS
Tragédias da seleção marcam conquista e reconhecimento do Mundial do Palmeiras
Veja como foi o centenário dos clubes brasileiros
Palmeiras promove torneio retrô e homenageia Oberdan Cattani

Mas o torcedor palmeirense tem motivos para estar otimista quanto à permanência do clube na elite do Brasileirão. O campeonato ainda está em sua primeira metade e há tempo hábil para uma recuperação. É possível até brigar por uma vaga na Libertadores se a volta por cima acontecer logo.

A seguir, listamos seis desses motivos para acreditar que o Palmeiras não vai cair de novo. A manutenção da vaga na elite será importante também para que o projeto do técnico argentino Ricardo Gareca possa trazer frutos no ano que vem, quando o time estará com a cara do treinador.

1-) Tropeços recentes foram normais

As derrotas para o Santos na Vila e Corinthians no Itaquerão são absolutamente aceitáveis. Clássicos são clássicos e qualquer resultado seria normal em ambos. Já a derrota para o Cruzeiro no Pacaembu também não é nenhum bicho de sete cabeças. O time mineiro estava embalado pela sequência de bons resultados que o fizeram abrir vantagem na liderança. Apenas o empate em casa com o Bahia é preocupante, mas o time dá sinais de melhora.

2-) Gareca começa a pegar o jeito no time

Fora do Brasileirão, o Palmeiras venceu os dois jogos que disputou pela Copa do Brasil e ainda bateu a Fiorentina pela Copa Euroamericana. Os resultados foram atípicos. O Avaí é um time inferior e o jogo contra os italianos era um amistoso. Mesmo assim, a defesa alviverde resistiu à pressão da Fiorentina quando tomou o gol que diminuiu a vantagem para 2 a 1.

3-) Reforços não param de chegar e time ainda vai entrosar

Tobio, Mouche, Allione e, possivelmente, Cristaldo. O Palmeiras vai reforçando o elenco com os estrangeiros indicados por Ricardo Gareca e deve ter um entrosamento maior com o passar das rodadas do Brasileirão.

4-) Nova arena vai embalar time e torcida

O Allianz Parque está em fase de conclusão, com 92% da obra pronta. Os palmeirenses esperam ter o estádio pronto até outubro. Tempo suficiente para que o time tenha finalmente uma casa, algo que não possui desde 2010. A torcida também deve se empolgar com a novidade e lotar a arena para os jogos da reta final do Brasileirão.

5-) Nível do Brasileirão está baixo

O futebol brasileiro está em péssima fase. Mesmo o líder do Brasileirão, o Cruzeiro, empatou dois jogos sem mostrar bom futebol. O Flamengo está em desespero com as chances de rebaixamento. O Palmeiras terá que se esforçar muito para ser ruim o suficiente para cair.

6-) Lição de 2012 será importante na Copa do Brasil

O Palmeiras está nas oitavas de final da Copa do Brasil e pode até lutar pelo título, já que no mata-mata tudo pode acontecer. Mas o exemplo de 2012 está muito recente e o clube não vai se deixar levar por um possível sucesso na competição e esquecer do Brasileirão, como aconteceu há dois anos. Na ocasião, quando o time acordou, foi tarde demais.

Foto: Getty Images



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.