Atenas tem instalações abandonadas 10 anos após Olimpíadas; veja

O mês de agosto marca 10 anos da realização dos Jogos Olímpicos de Atenas-2004. Imagens dos locais de competição mostram que algumas das instalações esportivas estão em situação de abandono, como a piscina do polo aquático e o entorno do Estádio Olímpico.

Nas fotos, é possível ver placas de sinalização jogadas no chão. Telefones públicos inutilizados, cadeiras arrancadas das arquibancadas de arenas como a que recebeu as competições de Softbol. Na piscina dos saltos ornamentais, muita sujeira e objetos onde há dez anos os melhores atletas do mundo brigavam por medalhas olímpicas.

LEIA MAIS
Brasil quer 27 medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016. Relembre as últimas campanhas
Relembre momentos históricos em Olimpíadas

Em um dos locais de treinos da natação, a piscina tem cadeiras e água parada, provavelmente das chuvas, expondo ainda mais a falta de manutenção no local.

A Grécia investiu cerca de 9 bilhões de euros (R$ 27 bilhões, nos valores de hoje) na realização dos Jogos Olímpicos de Atenas, sendo que 2,1 bilhões (cerca de R$ 6 bilhões) foram apenas na construção das arenas e outras praças esportivas.

O país está em uma crise financeira que já dura quatro anos e forçou uma série de pacotes de austeridade para o recebimento de empréstimos da União Europeia. Em fevereiro de 2014, o desemprego na Grécia chegou ao recorde de 28% da populaçãp ativa. Entre os jovens, esse índice já passou dos 50%.

Os Jogos Olímpicos de Atenas foram realizados entre 13 e 29 de agosto de 2004 e contou com mais de 10 mil atletas que representaram 201 países em 28 modalidades. O Brasil fez nessa edição sua melhor participação em Olimpíadas em termos de medalhas de ouro, com cinco conquistadas, ficando com o 16º lugar no quadro geral de medalhas.

Algumas das instalações usadas nos Jogos de 2004 foram vendidas à iniciativa privada. Outras são usadas regularmente, como o próprio Estádio Olímpico, que recebe partidas de futebol de clubes da capital grega, como o AEK Atenas. Ainda há casos como o Centro de Tiro Esportivo Markopoulo, que hoje é um campo de treinamento da polícia da Grécia.

Fotos: Getty Images



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.