Blatter diz que MLS irá adotar o calendário Europeu

Reprodução/Daily Mail
Reprodução/Daily Mail

Ele não é exatamente um fonte segura de informações, mas na última segunda feira, em entrevista coletiva antes da Copa do Mundo Feminina Sub 20, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que a Major League Soccer irá adotar o calendário europeu.

O assunto em si não é novo, mas os comentários de Blatter sim. Suas palavras geraram muitos comentários em relação ao discurso de Dom Garber, comissário da MLS, em dezembro do ano passado, quando disse que isso aconteceria mas não em curto prazo. Já o presidente da FIFA afirma que isso acontecerá logo.

LEIA MAIS
Veja por que você ainda vai torcer para um clube da MLS
Goleiro da MLS desmaia em manobra de voo; assista

Muitos acreditam que a real razão para não alterar o calendário passa diretamente pela concorrência que o futebol teria com outros esportes no país. Mas a forte audiência e o público fiel conquistado pelo esporte nos últimos anos o coloca quase em pé de igualdade para competir o ano todo com NBA, NFL, NHL e campeonatos universitários.

Outros dizem que o inverno não é uma boa época para praticar futebol e isso iria diminuir a qualidade dos jogos. Bobagem. Na verdade o único motivo que ainda faz com que os dirigentes da MLS relutem em adotar o calendário europeu seria perder a exclusividade, junto da MLB, de serem os únicos campeonatos transmitidos no verão. Mas estariam os clubes norte-americanos prontos para a mudança?

Aparentemente a FIFA acredita que sim e os clubes também começam a enxergar que o esporte no país deixou de ser um hobby e se tornou uma paixão, exigindo que passe pelas mudanças necessárias para conquistar de vez o público fora dos Estados Unidos. Se a alteração no calendário realmente acontecer, não faltarão motivos para desconfiar da participação dos clubes na Libertadores da América, uma vez que a MLS possui poucos jogos e o calendário precisará ser preenchido.



Jornalista Esportivo formado pelo Mackenzie e pela UCLA com passagem pela Rádio Bandeirantes, fundador do perfil Arquivo do Futebol (@futebolarquivo) e jornalista do MLS Brasil. Escreve para o Torcedores.com desde 2014. Twitter: @paulogcanova