Corinthians tem a marca mais valiosa do futebol brasileiro

Corinthians

Pelo quinto ano consecutivo o Corinthians figura como líder no ranking de valor de marca dos clubes brasileiros.

Conforme pesquisa realizada pela empresa de consultoria BDO, publicada no jornal Estadão, o clube paulista juntamente com o Flamengo que esta em segundo colocado, são os únicos clubes o qual o valor de marca ultrapassou a incrível barreira de R$ 1 bilhão.

O valor da marca é determinado basicamente pelo seu potencial de exploração. Para chegar ao resultado final foram levados em consideração 21 fatores diferentes de cada clube como dados financeiros divulgados nos balanços, informações do departamento de marketing, características e poder aquisitivo dos torcedores de cada clube entre outros fatores determinantes.

Se somarmos o valor de marca dos 30 clubes temos um total de R$ 7,39 bilhões, 19% a mais que 2013 e 76% de crescimento nos últimos cinco anos.

O crescimento das marcas se deve principalmente a cotas de TV, melhora das receitas com marketing e ampliação dos programas de sócios torcedores.

Foto: Getty Images



"Profissional de Marketing Esportivo" - MBA em Marketing Esportivo - ESPM - Bacharel em Administração de Empresas - PUC-SP - Amante de esportes e de marketing