A hora de Helio Castroneves

Helio Castroneves está na mesma situação do ano passado na Fórmula Indy. O piloto brasileiro liderou a temporada passada quase na íntegra, mas, nas últimas provas, perdeu a ponta da tabela e o campeonato para o neozelandês Scott Dixon. Neste domingo (3), o paulista tem nova chance de evitar a aproximação dos rivais.

Às 16h (de Brasília), acontece a etapa de Mid-Ohio da Indy. Castroneves lidera a categoria com 533 pontos e vai largar na 15ª posição na prova. Vice-líder com 520 pontos e companheiro de Castroneves na Penske, o australiano Will Power sairá em 6°. Já o americano Ryan Hunter-Reay, campeão em 2012 com a Andretti e 3° colocado na atualclassificação, larga em 5°.

Mesmo que não consiga ir bem no circuito misto de Mid-Ohio, Castroneves terá outras três chances de se manter na ponta da tabela da Indy. No dia 17 acontece a etapa do Wisconsin. No dia 24, os pilotos disputam a prova no circuito misto de Sonoma. Por fim, a temporada se encerra no dia 30 de agosto nas 500 Milhas de Fontana, circuito oval que oferece pontuação dobrada aos pilotos.

Castroneves tem experiência de sobra para controlar os nervos na etapa final. Se o paulista possa ter uma pontinha de frustração por não ter conquistado um título da Indy, é só lembrarmos dos feitos de Helinho. Ele tem “só” três vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, a prova mais importante do automobilismo norte-americano, em 2001, 2002 e 2009. Portanto, Castroneves tem grandes chances de se manter na dianteira até o fim da temporada.

Reprodução: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.