Rio 2016: veja como estão as obras a dois anos dos Jogos

As Olimpíadas do Rio 2016 estão a apenas dois anos de sua realização. A primeira edição dos Jogos na América do Sul terá seu início no dia 5 de agosto de 2016. Imagens mostram que os locais de competição ainda são canteiros de obras.

O Estádio Olímpico João Havelange, por exemplo, interditado há quase um ano e meio por causa de problemas estruturais com a cobertura, ainda tem as cadeiras nas arquibancadas, inclusive exibindo a marca da empresa que patrocinava um dos setores.

LEIA MAIS
Atenas tem instalações abandonadas 10 anos após Olimpíadas; veja
Brasil quer 27 medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016. Relembre as últimas campanhas
Relembre momentos históricos em Olimpíadas

Na HSBC Arena, que foi construída para os Jogos Pan-Americanos de 2007, as obras tomam conta do entorno. O Parque Olímpico também está em construção. O Complexo do Deodoro, que será palco de sete modalidades nas Olimpíadas, entre elas o Hipismo e o Ciclismo, está em fase inicial, já que as licitações só terminaram em abril deste ano, e as obras foram inauguradas pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, apenas no início de julho.

Oficialmente, a organização dos Jogos diz que o ritmo está acelerado. “A dois anos dos Jogos, encerramos a fase exclusiva de planejamento e estamos agora na preparação operacional, quando as estruturas para as competições começam a ganhar forma e se aproximar mais da população”, disse Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador.

A APO (Autoridade Pública Olímpica) diz que 71% dos projetos alcançaram grau de maturidade 3, quando contratos foram assinados e as obras iniciadas. Mas, de acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, apenas 24% das obras já estão prontas.

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro têm um orçamento total avaliado em R$ 37 bilhões, que incluem obras de infraestrutura, que constituem o chamado legado olímpico, além da construção das arenas esportivas e custos do próprio comitê.

Foto: Getty Images



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.