Seis motivos para acreditar que o Flamengo não vai cair

O torcedor do Flamengo, acima de tudo, é confiante. O time pode estar a draga que for, mas não cai no Campeonato Brasileiro. E não foram poucas as vezes que o Mengão flertou com a Série B. Mesmo assim, o Rubro-Negro continuou firme e forte na elite do futebol.

DESTAQUE
Flamengo já flertou com o rebaixamento outras cinco vezes

Por isso, é possível acreditar que a má fase de 2014, em que o time é o lanterna do Brasileirão com 10 pontos conquistados em 13 jogos, não vai levar a equipe para o buraco.

Confira abaixo seis motivos para acreditar que o Flamengo não vai cair:
1) Camisa

A camisa rubro-negra é pesada, tem tradição. Nelson Rodrigues, reconhecidamente tricolor, escreveu uma vez em suas crônicas, que “Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará à camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável”.

É mais ou menos por aí. O Flamengo pode ter um time pavoroso e um técnico longe de ser o melhor (como em 2014). Mas não cai nem com reza brava. Graças à camisa.
2) Torcida

Por mais piegas que seja, a torcida do Flamengo faz a diferença para o time. Jogar no Maracanã é coisa boa para o time, a torcida rubro-negra empurra. Mais importante: acredita até o fim. Se conseguir, novamente, motivar os jogadores, pode escrever: o Rubro-Negro estará na Série A em 2015.
3) Tradição

Estatística não entra em campo, mas ajuda. O Flamengon nunca foi rebaixado. Só outros quatro clubes não conhecem o gosto de disputar a Série B: Cruzeiro, Internacional, São Paulo e Santos.

4) Ciclos

O Flamengo vive ciclos no Campeonato Brasileiro. Um ano está muito bem, no ano seguinte cai um pouco na tabela, no outro vai para a Libertadores e, depois, luta para não cair. É assim a vida rubro-negra e o torcedor já está acostumaado. Em 1995 e 2004 a crise foi tão ruim do que em 2014 e o clube se livrou. Logo, não será agora que o time vai conhecer o limbo.

5) Rival na Série B = título

Em 2009, o Vasco, maior rival do Flamengo, disputou a Série B. Resultado? Flamengo campeão da Série A. Em 2014, o cruzmaltino está novamente na segundona. Não que o Flamengo vai ser campeão da A. Mas a manutenção na elite será comemorada como um título.
6) Títulos no Carioca em anos de perigo

Em 2004, ano do último grande perrengue no nacional (no ano passado aconteceram enroscos jurídicos), o Flamengo foi campeão carioca. E não caiu para a Série B. Em 2014, o rubro-negro já conquistou o título estadual. Mais coincidência para ajudar: os dois canecos foram sobre o Vasco.

Foto: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.