5 coisas das quais só quem viveu o velho Palestra Itália vai se lembrar no futuro

Palmeiras

O Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras, já é uma realidade para os torcedores alviverdes. A arena deve começar a receber jogos do Verdão a partir de novembro e já passou até por um evento-teste para 3 mil pessoas no último sábado (27). Com isso, cada vez mais, o antigo Estádio Palestra Itália fica apenas na memória dos palmeirenses que curtiram a casa do Palmeiras até 2010.

LEIA MAIS
Opinião: Estar no novo estádio do Palmeiras no centenário valeu como um título

As próximas gerações de palmeirenses não vão saber o que é viver muitas coisas do antigo Palestra Itália. O estádio, que também era chamado de Parque Antárctica, passou por muitas alterações com o passar dos anos, ganhou o Jardim Suspenso, novos lances de arquibancadas, mas foi quase totalmente abaixo para dar lugar ao Allianz Parque.

Com isso, o Torcedores.com lista agora cinco coisas que só os palmeirenses mais antigos se lembrarão no futuro. Imagine daqui a 30 anos você conversando com seus filhos ou netos sobre aquela que já foi a casa do Palmeiras, são esses os pontos que mais serão falados no papo que fará parte da história do Verdão.

1) Fosso do Jardim Suspenso

palestra itália fosso thiago durante

O campo do Allianz Parque continua na mesma altura do gramado do Palestra Itália, ou seja, o jardim continuará “suspenso”. Mas o torcedor que conhecer a nova casa não terá mais essa impressão ao entrar na arena. O antigo fosso agora é coberto por uma espécie de laje e é possível acessar o campo pelas arquibancadas por meio de escadas. Aquele lugar lá embaixo do gramado que você circulava para ir aos banheiros e deixar o estádio ficou para a história mesmo.

2) Chaminés atrás do gol

palestra itália chaminés

Um dos cenários que mais remetem ao antigo Palestra Itália é a presença das três chaminés que ficam no outro lado da Avenida Francisco Matarazzo e eram vistas atrás do gol da “ferradura” no estádio do Verdão. Nos jogos noturnos elas não eram visíveis, mas nas partidas à tarde a visão era marcante. Agora, com o Allianz Parque, elas só serão vistas no lado de fora da arena.

3) Moradores dos prédios ao lado aparecendo na TV

Nos tempos bons do Palmeiras nos anos 1990, era mania dos moradores dos prédios da Rua Padre Antônio Tomás, ao lado do Palestra Itália, o ato de piscar luzes para aparecer nas imagens aéreas das transmissões de televisão nos jogos do Verdão. Também era comum nas grandes decisões ver equipes de reportagens das emissoras acompanhando moradores deles durante as partidas. A última vez que isso aconteceu foi na conquista do título do Paulistão de 2008.

4) Visão das piscinas

palestra itália piscinas

Se em um lado eram as chaminés, no outro eram as piscinas. O gol onde se posicionava a torcida visitante era facilmente reconhecido pelas plataformas de saltos e pelo telhado do clube com o distintivo do Palmeiras. Agora, tudo isso ficou para trás da nova arquibancada erguida no local. Das piscinas, só é possível ver o revestimento externo do Allianz Parque.

5) Escudo atrás do gol

palestra itália distintivo

A área de gramado atrás do campo no “gol da ferradura” era muito grande, e nela cabia um marcante escudo do Palmeiras, feito em concreto. Lá, diversas comemorações, fotos para revistas e outras imagens foram registradas. Nos anos 2000, o outro gol também ganhou um escudo, só que o do Palestra Itália. Como a reforma “empurrou” o campo de jogo para mais perto da antiga arquibancada, não haverá mais espaço para um escudo como aquele. Pode até haver outros, mas não como aquele.

Fotos: Reprodução

E se você viveu toda aquela época, pode ir se acostumando ao novo estádio. Veja fotos do Allianz Parque:



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.