A falta de ousadia fora de casa pode custar caro ao Corinthians

Corinthians
Getty Images

O Corinthians novamente decepcionou fora de casa e foi derrotado pelo Figueirense (1 a 0), no Orlando Scarpelli, em jogo válido pela 24a rodada do Campeonato Brasileiro. Para piorar, o Grêmio segurou um empate sem gols contra o Fluminense, no Maracanã e ultrapassou o Timão na tabela de classificação. Dessa forma, o alvinegro saiu do G-4 depois de 17 rodadas.

LEIA MAIS
Cuidado: o São Paulo já tirou vários jogadores de rivais. E pode tirar mais
Relembre três jogos marcantes entre Corinthians e Figueirense

Já virou rotina em jogos fora de casa. Assim como em rodadas anteriores, o Corinthians demonstrou falta de criatividade no meio de campo. Elias, o pior em campo, Danilo e Renato Augusto foram incapazes de municiar o ataque. Na linha de frente, Malcom não se escondeu e tentou furar a marcação adversário com dribles. Faltou caprichar nas finalizações. Seu companheiro Guerrero não reeditou a grande atuação do último final de semana contra o São Paulo e nervoso cometeu muitas faltas.

Apenas aos 37 minutos do segundo tempo, o Timão arrancou suspiros do torcedor. Luciano, que acabara de substituir o jovem Malcom, deu bela enfiada para Guerrero, que chutou no travessão. Na jogada seguinte, a equipe foi castigada com a derrota. O zagueiro Gil não subiu e o goleiro Cássio não cortou cruzamento antes de Marcão emendar de cabeça para a rede. Cássio já havia evitado dois gols do Figueira no primeiro tempo, mas teve parcela de culpa no tento sofrido.

A equipe precisará ter bom aproveitamento nas próximas rodadas para não correr riscos de ficar de fora da Copa Libertadores 2015, o que seria um desastre. Dos próximos cinco compromissos no Brasileirão, quatro serão longe dos seus domínios (Atlético-PR, Cruzeiro, Botafogo e Internacional). Para voltar a obter bons resultados, o Timão necessitará ser mais ousado, principalmente quando atuar como visitante.

Para sonhar alto num longo e complicado Brasileirão, a receita é fazer o dever de casa e arrancar pontos fora de casa. O Corinthians não tem feito mais isso. Atuando em casa, o time desperdiçou pontos preciosos contra Figueirense, Bahia e Chapecoense, clubes que lutam contra a degola. Fora de casa, empatou contra Coritiba, Criciúma e perdeu novamente para o Figueirense. Não dá para vacilar mais!

Foto: Getty Images



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)