Baú da TV: Como era o futebol na Band nos anos 1990

Se você é um saudosista dos anos 1990 e gosta de futebol, com certeza tem boas lembranças das transmissões da Band naquela época. Grandes nomes, como Luciano do Valle, Jota Júnior, Silvio Luiz, Juarez Soares, Ely Coimbra, Januário de Oliveira e Marco Antônio davam o tom das jornadas históricas do “Canal do Esporte”.

LEIA MAIS
Veja como eram os narradores no início de suas carreiras

A história da Band com o esporte ganhou a dimensão que tem hoje em 1983, quando Luciano do Valle, que morreu em abril de 2014, inaugurou o “Show do Esporte”. Portanto, nos anos 1990, a emissora já estava consolidada como a mais especializada em aspectos esportivos, com uma quantidade de programação dedicada a competições só batida pelos canais pagos de hoje em dia.

Diversas competições passaram pela tela da Band nos anos 1990. Três Copas do Mundo, torneios olímpicos de 1992 e 1996, Brasileiros, Estaduais, Libertadores e Mundial Interclubes, entre vários outros torneios, inclusive organizadas pela própria emissora, como a Copa Bandeirantes.

Luciano do Valle seguia como o líder da equipe, diretor da área esportiva da Bandeirantes. Na narração, a equipe também tinha Jota Júnior (hoje no SporTV), Marco Antônio Mattos (morto em um trágico acidente em 2004), Silvio Luiz (até 1995, quando foi para o SBT. Hoje está na RedeTV!), Nivaldo Prieto (a partir de 1998, está na emissora hoje), Januário de Oliveira (aposentado em 1998 por problemas de saúde) e Alexandre Santos (também aposentado, afastado após um AVC).

Antes das partidas, as jornadas eram apresentadas por Elia Jr., Silvia Vinhas, Cléo Brandão e Simone Mello, em momentos diferentes da década. Nos comentários, ex-jogadores como Mário Sérgio, Gérson e Rivellino apareciam, mas não eram a totalidade, como hoje, que as transmissões da Band possuem Neto, Edmundo e Denílson como comentaristas. Juarez Soares e Silvio Lancelotti (este nos jogos do Italiano) dividiam as tranmissões com os narradores e repórteres.

Na reportagem, aliás, destaque para Ely Coimbra, Octávio Muniz, Luciano Júnior, Addison Coutinho e José Luiz Datena, que naquele período trocou a Band pela Record, onde acabaria migrando para o noticiário policial.

A faixa esportiva da Bandeirantes também tinha doses de humor na temporada de 1997, com o “Bola Fora, com os Sobrinhos do Ataíde”, que reunia Paulo Bonfá e Marco Bianchi antes mesmo do sucesso que eles fariam no RockGol da MTV.

O período clássico do Show do Esporte durou até 1999, quando a Band praticamente terceirizou seu departamento de esportes em uma parceria com a Traffic, empresa de marketing esportivo do ex-repórter J. Hawilla.

Nesta época, a Band contratou Fernando Vannucci e Oliveira Andrade, ao mesmo tempo que nomes como Jota Júnior deixaram o canal. Chegou, ainda, o jornalista Milton Neves, com o “Super Técnico”, programa de debates que reuniu alguns dos melhores treinadores do Brasil durante dois anos.

Nos vídeos abaixo, você relembra alguns momentos do futebol da Band nos anos 1990.

Luciano do Valle narra o São Paulo campeão mundial de clubes em 1992

Luciano do Valle narra o tetra do Brasil na Copa de 1994

Silvio Luiz narra a final do Brasileirão 1992 entre Flamengo e Botafogo

Alexandre Santos no comando de “Gol, o Grande Momento do Futebol”

Milton Neves apresenta o “Gol, o Grande Momento do Futebol” em 1999

Januário de Oliveira narra jogo entre Fluminense e Santos em 1997

Jota Júnior narra Corinthians x Flamengo em 1997

Elia Jr. na apresentação da Faixa Nobre do Esporte em 1997

Marco Antônio Mattos narra jogo do São Paulo em 1996 (com direito ao bordão “Afunda, afunda)

No “Canal do Esporte”, até a Série A2 do Paulistão tinha espaço



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.