Flamengo x Fluminense: histórico, escalações e expectativas

Getty Images

Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo (21), no Maracanã, em partida válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em momentos parecidos, as duas equipes buscam a vitória, ainda que por objetivos teoricamente diferentes.

Vanderlei Luxemburgo tem apenas uma dúvida para o jogo: quem substitui Canteros? O volante, que marcou seu primeiro gol na última partida, está suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo e deixa uma vaga no time titular. Amaral, Luiz Antonio e Lucas Mugni são os cotados para substitui-lo, sendo que a entrada do argentino mudaria radicalmente o esquema utilizado pelo treinador até agora.

Pelo Fluminense, Cristóvão Borges não sabe se poderá contar com Diguinho que sente dores na coxa esquerda, bem como se deverá entrar com Wagner ou Rafael Sóbis. Fora isso, ele tem o retorno de Carlinhos a lateral esquerda que sempre é uma peça importante no apoio o ofensivo e pode ajudar a reverter o retrospecto negativo desse duelo para o Tricolor.

Em 397 partidas, o time das Laranjeiras venceu apenas 127 vezes, tendo o Flamengo se dado melhor em 141 vezes e o empate prevalecido em 128 jogos. Ao todo, o Rubro-Negro balançou as redes em 570 oportunidades, enquanto que o Flu marcou 525 gols.

Desta vez, no entanto, o que predomina é o equilíbrio entre as duas equipes. Com duas propostas de jogo consolidadas, Flamengo e Fluminense prometem fazer um duelo à altura da história desse clássico, mas que tende a ter no empate o resultado mais provável.

Escalação:

Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres, Amaral (Luiz Antonio), Márcio Araújo e Everton; Eduardo da Silva e Alecsandro

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Henrique, Elivelton e Carlinhos; Diguinho (Valencia), Jean, Cícero e Conca; Rafael Sobis (Wagner) e Fred.