Opinião: Major League Soccer: Análise e palpite da disputa pela Supporters’ Shield

Restam apenas quatro rodadas e nada está decidido. Seattle Sounders e Los Angeles Galaxy estão empatados com 57 pontos e já estão classificados para os playoffs. Antes de pensarem no mata-mata, ambas as equipes estão de olho no título da Supporters’ Shield. Troféu dado ao time com melhor classificação.

LEIA MAIS
Kaká será o jogador mais bem pago da MLS; confira os maiores salários

É chegado o momento decisivo na temporada regular da Major League Soccer. Os playoffs estão próximos e a corrida pelas oito vagas restantes está a todo vapor. Seattle Sounders e Los Angeles Galaxy já estão garantidos na pós-temporada e lutam rodada a rodada pela Supporters’ Shield, que dá ao vencedor vaga direta na Concacaf Champions League, competição que não é vencida pelos norte-americanos desde 2000.

Atual Classificação

Seattle Sounders 57 pontos
LA Galaxy 57 pontos
DC United 51 pontos
Real Salt Lake 49

Seattle Sounders

Os atuais campeões da U.S. Open Cup tiveram um começo irregular na MLS. Após o empate no clássico com o Timbers em 4 a 4, engrenaram e venceram cinco partidas seguidas. Manteve-se soberano até julho, e em agosto voltaram à irregularidade. Mais uma vez, o duelo contra o Portland serviu como divisor de águas. O 4 a 2 fora de casa deu um ânimo ao time. A situação voltou a complicar na última semana quando perderam para o New York RB e FC Dallas.

Dempsey e companhia precisam vencer as duas partidas restantes antes dos confrontos diretos com LA, se quiser chegar com certa vantagem. Nos critérios de desempate, o Seattle tem 18 vitórias e 11 gols de saldo.

Agenda:
05/10 – Colorado Rapids (fora)
10/10 – Whitecaps (casa)
19/10 – LA Galaxy (fora)
25/10 – LA Galaxy (casa)

Los Angeles Galaxy

Os tetracampeões tiveram um péssimo inicio de campeonato. Nos primeiros oito jogos venceram apenas dois. Muitos questionavam se os galácticos tinham condições de pelo menos classificar em quinto. A equipe vivia um inferno astral e veio um dos golpes mais duros da história da franquia: um amistoso contra o Manchester United. onde foram goleados por 7 a 0 na frente de mais de 80 mil pessoas. Depois de uma das maiores derrotas já sofridas, o Galaxy se reergueu e perdeu apenas uma partida nas últimas 13 jogadas.

O trio Donovan, Keane e Zardes fizeram a diferença nos últimos jogos e podem ser fundamentais para a quinta conquista da temporada regular. As reformulações nas formações não deram certo. Voltaram ao 4-4-2 e saíram da 7ª posição para o topo da tabela. Na MLS são 16 vitórias e 32 gols de saldo.

Agenda:
04/10 – Toronto FC (casa)
12/10 – FC Dallas (fora)
19/10 – Seattle Sounders (casa)
25/10 – Seattle Sounders (fora)

O Seattle Sounders é favorito ao título da Supporters’ Shield. O que seria um troféu inédito para a franquia criada em 2007. A partida derradeira no CenturyLink Field pode fazer a diferença. Um alento para os fãs do Galaxy é que no último encontro, o time californiano venceu por 3 a 0.

O Colorado não será tarefa difícil para os rave green, o Vancouver necessita do resultado, mas no CenturyLink Field o Sounders vence. Já o Galaxy terá que se provar mais uma vez na temporada. Após os 4 a 0 sobre os Red Bulls, LA não pode desperdiçar pontos contra o Toronto e contra o Dallas, no Texas.

No Stubhub Center é possível um empate, ou uma vitória do Galaxy. Do dia 25 de outubro o Sounders apoiados por prováveis 40 mil pessoas vencem e ficam com o título.

Provável Classificação

Seattle Sounders 67 pontos
LA Galaxy 64 pontos
DC United 58 pontos
Real Salt Lake 58 pontos

Foto: Reprodução/ Facebook



Cearense. Estudante. 18 anos. Louco por Futebol e outros esportes. "O futebol não é uma questão de vida ou de morte. É muito mais importante que isso..." -Bill Shankly