Opinião do Torcedor: Palmeiras é vítima da incompetência de situação e oposição

Palemiras

O Palmeiras sofreu mais uma humilhação neste fim de semana com a goleada por 6 a 0 para o Goiás e segue a passos largos para seu terceiro rebaixamento em 12 anos. Mais uma vez, o torcedor apaixonado do Verdão se vê alvo de gozações, piadas, e não consegue enxergar um futuro melhor. Por quê? Porque o foco do problema está na política do clube.

LEIA MAIS
Palmeiras é alvo de piadas e gozações após goleada do Goiás

Se confirmada a queda para a Série B, será mais uma na conta de Mustafá Contursi. O ex-presidente palmeirense, que dirigiu o clube em um dos melhores períodos da história da instituição, simplesmente tem pouco ou nenhum mérito nas conquistas, já que o departamento de futebol era praticamente terceirizado para a Parmalat.

Mas foi com Mustafá, dois anos após a saída da multinacional italiana, que o Palmeiras conheceu a segunda divisão do Brasileirão. O mandatário ficou até o time subir, deixando o cargo na sequência. O rebaixamento de 2012 aconteceu nas mãos do presidente Arnaldo Tirone, que mesmo tendo rompido com Mustafá, só chegou ao cargo porque teve o apoio dele nas eleições.

Paulo Nobre é mais um que contou com o apoio de Mustafá e seu grupo de conselheiros. Bem intencionado, o atual presidente palmeirense quis modernizar as finanças do clube, mudar a forma como tudo é feito no Verdão, mas montou o pior time da história centenária do Palmeiras. Tem tudo para ser o terceiro presidente rebaixado.

Mas, o torcedor que não acompanha tanto a política do Palmeiras pode pensar: se o problema é Mustafá e seus conselheiros que elegem presidentes que acabam rebaixados, não é só trocar e colocar a atual oposição?

Bem, se formos lembrar o período em que o Palmeiras foi dirigido pelo grupo de Belluzzo, Pescarmona, e outros nomes opositores a Nobre, veremos que havia mais vontade de conquistar títulos, mas também menor pudor com as contas do clube.

Belluzzo foi a maior esperança da torcida nos últimos 15 anos. Acabou gastando horrores para montar um time que sucumbiu ao seu próprio ambiente e saiu de uma liderança de 19 rodadas para a quinta colocação sem vaga na Libertadores pelo Brasileirão 2009.

O presidente Belluzzo ainda ficou marcado por polêmicas, como provocações a são-paulinos e xingamentos ao árbitro Carlos Eugênio Simon. Foi um triste e lamentável caso de um economista brilhante que acabou sendo apenas mais um entre os dirigentes que comandaram o Palmeiras recentemente.

Para concluir, o atual time do Palmeiras é pior do que os outros dois rebaixamentos. 2002 foi um caso atípico, campeonato em turno único e uma saída de treinador nas primeiras rodadas. Mesmo assim, a equipe não estava à altura do clube. Dez anos depois, mais um elenco fraco, mas que conseguiu o título da Copa do Brasil.

O prêmio de pior time da história ficou mesmo para o centenário do Palmeiras. E mesmo que venha a reagir de um jeito que ninguém saberá explicar, vou manter essa opinião até dezembro. Rebaixado ou não, este é pior time da história do Palmeiras. Pobre de Gareca, pobre de Dorival. Pobre de nós, torcedores.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.