Palestra: lágrimas futebol clube

Palestra

Se o título do texto fosse usado para representar a atual fase do Palmeiras, não seria nenhum exagero. O torcedor palestrino sofre a cada jogo, a cada rodada, a cada ponto que vê o time perder de forma bisonha, a cada nova piada que recebe pelo whatsapp ou encontra nas redes sociais. Mas o tema hoje é outro.

“Palestra, Lágrimas Futebol Clube” é o nome de um livro, escrito por Marcos Teles. A obra foi lançada recentemente, em comemoração ao centenário do alviverde. O livro é de leitura fácil e rápida, mas consegue emocionar facilmente um apaixonado por futebol, pois conta a história de um homem que teve a vida transformada por um time, por uma torcida, que, neste caso, é a do Palmeiras.

O ápice da narrativa acontece no dia 12 de junho de 1993, quando o Verdão sai da fila e leva o Campeonato Paulista após vitória sobre o maior rival, Corinthians. Este dia, tão especial para o torcedor palmeirense, também é tema do filme de Mauro Beting, que será exibido no primeiro evento-teste da nova Arena do Palestra.

Apesar da má fase do atual Palmeiras, o ano do centenário não pode passar em branco. Como os títulos não virão, há que se comemorar o passado e acompanhar o difícil presente torcendo para que o futuro não seja de novo, novamente, mais uma vez, na Série B.

Foto: Vini Andrade



Jornalista esportivo na RedeTV!, conectado com futebol, MMA e esportes em geral.