Relembre os pontos que o STJD tirou e deu aos clubes nos pontos corridos

Getty Images

O Brasileirão definitivamente não é um campeonato cujos protagonistas são apenas os clubes que disputam seu título. O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) tem papel de destaque principalmente na era dos pontos corridos, pois fez intervenções que mexeram com o resultado de competições e até com rebaixamentos.

Com a ajuda do FutDados, o Torcedores.com lista agora quem foram os times que perderam, e os que ganharam pontos desde 2003 por causa de decisões judiciais.

A antiga legislação previa que as equipes que jogavam contra os punidos receberiam essa pontuação perdida. Por isso, essa prática aconteceu até 2005.

Apesar de todo o protagonismo do STJD no caso recente do rebaixamento da Portuguesa no lugar do Fluminense, por causa da escalação irregular do jogador Héverton, esse foi apenas um dos três casos de perdas de pontos que aconteceram desde 2005.

Punido na mesma sessão, o Flamengo também perdeu quatro pontos, como a Lusa. Antes deles, apenas o Grêmio Prudente (nome usado pelo Barueri quando mudou de cidade, em 2009 e 2010) havia perdido pontuação em campeonatos disputados por 20 times, regulamento que entrou em vigor em 2006.

O time mais prejudicado foi o São Caetano, que perdeu 24 pontos pela escalação do zagueiro Serginho em seis partidas do Brasileirão de 2004, quando o jogador tinha exames médicos que constavam problemas cardíacos. Ele morreu após ter uma parada cardíaca em campo naquela competição. O Azulão havia conquistado três pontos no STJD no ano anterior por causa de uma escalação irregular do Paysandu.

O clube paraense, aliás, vem na sequência, com oito pontos perdidos. Além dos três que foram dados ao São Caetano, também se beneficiariam da antiga regra nesse caso o Fluminense (2 pontos), o Corinthians (3 pontos) e a Ponte Preta (3 pontos). A quantidade de pontos que foram distribuídos é maior do que a retirada do Paysandu porque os jogos que terminavam empatados rendiam uma perda de 1 ponto para o punido e ganho de 2 para o outro clube.

O último clube que ganhou pontos do STJD foi o Vasco, em 2005. Isso aconteceu porque o Brasiliense descumpriu uma ordem de jogar com os portões fechados contra o time carioca, vendendo ingressos ao público. Com isso, o empate acabou gerando a perda de um ponto para o clube da capital federal.

Confira abaixo quem perdeu e quem ganhou pontos no Brasileirão desde 2003:

Equipe Pontos Motivo Edição
Fluminense +2 Escalação irregular por parte do Paysandu 2003
Paysandu -8 Escalação irregular de jogadores 2003
Ponte Preta -4 Escalação irregular de jogadores 2003
Ponte Preta +3 Escalação irregular por parte do Paysandu 2003
Juventude +3 Escalação irregular por parte da Ponte Preta 2003
São Caetano +3 Escalação irregular por parte do Paysandu 2003
Internacional +2 Escalação irregular por parte da Ponte Preta 2003
Corinthians +2 Escalação irregular por parte do Paysandu 2003
São Caetano -24 Escalação irregular de jogador (Serginho) 2004
Brasiliense -1 Venda irregular de ingressos diante do Vasco 2005
Vasco +2 Venda irregular de ingressos por parte do Brasiliense 2005
Grêmio Prudente -3 Escalação irregular de jogadores 2010
Flamengo -4 Escalação irregular de jogadores 2013
Portuguesa -4 Escalação irregular de jogadores 2013

Fonte: FutDados 



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.