São Paulo 1 x 3 Fluminense: veja os gols e as curiosidades táticas

O São Paulo foi derrotado por 3 a 1 dentro do Morumbi pelo Fluminense, na noite de sábado (27). Sem poder contar com Muricy Ramalho no banco de reservas, o Tricolor Paulista sucumbiu diante do Tricolor Carioca que, com gols de Fred, Wagner e Conca, chegou à vitória, embora Alexandre Pato tenha descontado.

Leia mais: Jogador por jogador, o Fluminense é melhor do que o São Paulo

Veja os gols:

O primeiro tempo entre as duas equipes foi bastante amarrado, com poucas chances de gols para ambos os lados. O lance de maior perigo ficou por conta de A. Pato que, aos 39, teve duas chances para vencer a meta de Diego Cavalieri, mas não teve sucesso.

Com 137 passes certos trocados na etapa inicial, o Tricolor Paulista até esboçava manter o nível das apresentações, porém, o Fluminense estava muito compacto e, sem espaço entre as suas linhas, dificultava a infiltração ofensiva do adversário. Em outras palavras, tanto a posse de bola como a troca de passes do São Paulo foram inúteis, já que seu jogo esteve preso ao meio campo, como vemos no mapa de movimentação abaixo:

Mapa de calor

Do outro lado, o Fluminense cumpria, como explicado por Cristóvão Borges em entrevista após a partida, o seu principal objetivo: neutralizar o São Paulo. No primeiro tempo isso se deu quase que de forma exclusiva, contudo, na etapa final o time das Laranjeiras se soltou mais e construiu uma bela vitória.

A média de finalizações corretas do Tricolor Carioca é pouco mais de quatro chutes por partida, mas, contra o São Paulo, o time executou cinco arremates à gol. Com uma finalização a mais, o Fluminense também superou a média de gols na competição que, embora seja estimada em dois tentos, contra o time são-paulino Fred e companhia marcaram três vezes.

O placar positivo foi construído na segunda etapa, mas só foi possível porque nos primeiros quarenta e cinco minutos o Fluminense impediu que o São Paulo trocasse passes de maneira objetiva. Fred, Wagner e Conca foram precisos nas chances que tiveram, assim como D. Cavalieri quando precisou ser exigido.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 3 FLUMINENSE

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 27 de setembro de 2014, às 21h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro – MG (FIFA)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo – MG (ASP-FIFA) e Celso Luiz da Silva – MG (CBF-1)
Público/renda: 16.131 presentes/ R$ 581.420,00.
Cartão amarelo: Antonio Carlos e Luis Fabiano (SPO); Elivélton (FLU)

GOLS: Fred, aos 7’/2ºT (0-1); Alexandre Pato, aos 11’/2ºT (1-1); Wagner, aos 27’/2ºT (1-2); Conca, aos 44’/2ºT (1-3)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Auro, Antonio Carlos, Edson Silva e Alvaro Pereira (Reinaldo, aos 36’/2ºT); Denilson, Souza (Osvaldo, aos 36’/2ºT), Ganso e Kaká; Alexandre Pato e Alan Kardec (Luis Fabiano, aos 31’/2ºT). Auxiliar: Milton Cruz.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno (Edson, aos 6’/2ºT), Marlon, Elivélton e Chiquinho (Carlinhos, aos 9’/2ºT); Rafinha, Jean, Cícero, Conca e Wagner; Fred (Rafael Sóbis, aos 42’/2ºT). Técnico: Cristóvão Borges.