Tudo o que você precisa saber para o UFC 178

O UFC 178 acontece na noite deste sábado (27), a partir das 20h (horário de Brasília), no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos. E se o evento perdeu a esperada luta entre os meio-pesados (93 kg) Jon Jones e Daniel Cormier, não perdeu em boas lutas. O card é dos melhores.

O principal combate da noite será entre o campeão dos pesos moscas (57 kg), Demetrius Jonhson (20 vitórias, 2 derrotas e 1 empate), e o também norte-americano Chris Cariaso (17 vitórias e 5 derrotas). Johnson é o favorito, pela confiança adquirida como dono do cinturão e por ser mais completo do que Cariaso.

A segunda luta da noite colocará frente a frente os pesos leves (70 kg) Donald Cerrone (24 vitórias e 6 derrotas) e o estreante Eddie Alvarez, ex-campeão dos leves do Bellator (25 vitórias e 3 derrotas). Cerrone vem de quatro vitórias consecutivas, três neste ano. E todas elas terminaram ou com o rival nocauteado ou dando os três tapinhas. Ou seja: o Cowboy é um lutador que sabe jogar tanto trocando porrada quanto buscando a finalização. Chumbo grosso para Alvarez. O estreante no UFC também é versátil. Faz lutas igualmente interessantes. Juntos, devem promover um grande combate.

A brasileira Amanda Nunes (9 vitórias e 3 derrotas) será a única representanta do país no octogóno. A Leoa vai enfrentar Cat Zingano (8 vitórias). Deste combate, deve sair a próxima desafiante da campeã dos pesos galos femininos (61 kg), Ronda Rousey.

Raramente o card preliminar do UFC traz alguma luta com destaque, digna de card principal. Não é o que acontece no UFC 178. A última luta antes do card principal marca o retorno do ex-campeão dos galos (61 kg), Dominick Cruz (19 vitórias e 1 derrota), depois de longo tempo. A última vez que Cruz lutou pelo UFC foi em outubro de 2011. Desde então, o norte-americano passou por diversos problemas no joelho, cirurgias, perdeu o cinturão e a chance de encarar Renan Barão, que de campeão interino foi promovido a campeão linear (e, agora, também é um ex-campeão). Cruz terá pela frente o japonês Takeya Mizugaki (20 vitórias, 7 derrotas e 2 empates). Se estivesse com ritmo de luta, o ex-dono do cinturão seria naturalmente o favorito. Mas a condição física causa dúvidas.

Confira o card completo do UFC 178

CARD PRINCIPAL

– Demetrius Johnson x Chris Cariaso (peso mosca)
– Donald Cerrone x Eddie Alvarez (peso leve)
– Conor McGregor x Dustin Poirier (peso pena)
– Tim Kennedy x Yoel Romero (peso médio)
– Cat Zingano x Amanda Nunes (peso galo feminino)

CARD PRELIMINAR

– Dominick Cruz x Takeya Mizugaki (peso galo)
– Jorge Masvidal x James Krause (peso leve)
– Patrick Côté x Stephen Thompson (peso meio-médio)
– Brian Ebersole x John Howard (peso meio-médio)
– Kevin Lee x Jon Tuck (peso leve)
– Manny Gamburyan x Cody Gibson (peso galo)



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.