Botafogo x Santos: histórico, escalações e expectativas

Botafogo e Santos e enfrentam nesta quarta (01), às 19h30min, no Maracanã, pela primeira partida das quartas de finais da Copa do Brasil. Jogando em casa, o Glorioso precisa conseguir um resultado favorável para ir à Vila Belmiro, no jogo de volta (16), com a maior tranquilidade possível. Já o time de Enderson Moreira não quer nem pensar em sair do Maracanã com uma desvantagem.

Leia mais: Em entrevista, Sheik volta a criticar a CBF

Leia mais: Veja os jogadores que estão no seu time e você nem sabia

Como as penas de Emerson e Julio Cesar – além da possível punição a Airton – não valem para a Copa do Brasil, o Vagner Mancini tem muitas opções para escalar a equipe e sua única dúvida está entre Zeballos e Walyson.

Pelo Peixe, Enderson Moreira poderá contar novamente com Robinho, poupado contra o Goiás, e Mena, que tinha uma lesão na coxa direita. A única dúvida é no ataque, em que Gabriel e Leandro Damião disputam uma vaga.

Historicamente, Botafogo e Santos é um confronto equilibrado, com uma leve vantagem para a equipe praiana. Em 81 jogos, o clube pelo qual Pelé marcou mais de mil gols venceu 29 vezes, perdeu 26 e empatou em outras 26 oportunidades. Nos três últimos confrontos, entretanto, o time da Estrela Solitária se deu melhor e não perde para o Alvinegro Praiano desde 2012.

Neste ano, aliás, o Botafogo conquistou uma importante vitória no próprio Maracanã por 1 a 0, mas, em razão do momento conturbado pelo qual passa, terá grandes dificuldades em repetir o feito. Desta forma, com forças equilibradas, a expectativa é de que o duelo termine empatado.

Escalação:

Botafogo: Jefferson, Dankler, Bolívar, André Bahia e Julio Cesar; Airton, Gabriel e Ramírez; Zeballos (Wallyson), Rogério e Emerson

Santos: Vladimir, Cicinho, Edu Dracena, David Braz e Mena; Alison, Arouca e Lucas Lima; Geuvânio, Leandro Damião (Gabriel) e Robinho.

Imagem: Getty Imagem