Conheça o brasileiro que é o maior goleador da história de um time da Champions

Marcos Tavares, ou só Tavares, é gaúcho de Porto Alegre e começou sua carreira no Grêmio. Rodou o mundo e hoje é ídolo, ou melhor, se tornou o maior artilheiro da história de uma das surpresas da Liga dos Campeões, o Maribor, da Eslovênia.

LEIA MAIS
Veja por onde anda Liedson, ex-Corinthians e Flamengo

Veja por onde anda Mineiro, ex-jogador do São Paulo

O centroavante de 30 anos foi revelado pelo tricolor gaúcho em 2003. Na época, Tite era o treinador. Chegou a disputar a Libertadores como reserva,  mas com poucas chances no time profissional, logo foi jogar na Malásia, mais precisamente no Kedah FA. Foi o terceiro melhor artilheiro do Campeonato Malaio de 2004. Na ocasião, ele marcou 11 gols no torneio e anotou mais sete tentos na Copa da Malásia do mesmo ano.

Assim que a temporada terminou, Tavares retornou ao Brasil para jogar no Atlético-PR. Jogou uma temporada, mas acabou voltando para a Malásia em 2006 novamente para o Kedah. Dessa vez ele ajudou o time a ser campeão anotando 25 gols no Campeonato local. Depois daí ele decidiu seguir a vida na Europa indo para o APOEL do Chipre em 2007.

Tavares jogou uma temporada pelo clube cipriota e não teve sucesso. Jogou apenas quatro partidas e não anotou nenhum gol. No fim do Campeonato do Chipre, o brasileiro resolveu ir para o Maribor e mal sabia ele que se tornaria lenda no time.

Em janeiro de 2008, Marcos Tavares assinou contrato com o clube esloveno e no principal torneio local o atacante ele foi o artilheiro da equipe e o vice no campeonato quando ele balançou às redes em 15 oportunidades. A temporada seguinte também foi boa para o camisa 9. Em 34 jogos Tavares anotou 10 gols e mais sete assistências. Além disso marcou cinco tentos em cinco partidas e foi campeão da Copa da Eslovênia. da temporada 2009/10. No mesmo ano ainda se tornou capitão da equipe.

O ano de 2010 continuou perfeito para Tavares. Além de ter sido artilheiro do Campeonato Esloveno com 16 tentos e mais 15 passes para gol, e como consequência veio o titulo do torneio.

Em 2012, Tavares se tornou o maior artilheiro da história do Maribor em competições europeias, quando marcou seu 10º tento, contra o Football Club Željezničar da Bósnia. No mesmo ano el assinou a renovação de contrato que terminaria no fim do campeonato. No fim da temporada, o centroavante foi eleito um dos melhores atacantes quando anotou 17 gols na liga eslovena. Com isso ele se tornou o maior goleador da competição pela segunda vez em três torneios disputados.

Em abril deste ano, Tavares se tornou o maior artilheiro do Maribor quando marcou contra o Koper também da Eslovênia. Na oportunidade ele fez o seu 117º tento pelo clube e igualou o então maior goleador do time Branko Horjak.

Atualmente, Tavares tem 123 gols pela equipe e é o maior artilheiro de todos os tempos. Vale ressaltar que o atacante ainda teve a oportunidade de jogar pelas seleções de base do Brasil sub-16, 17, 18, 19, 20 e 23. Hoje ele tem dupla nacionalidade. É brasileiro/esloveno e está indo para sua oitava temporada no Maribor.

Foto: Reprodução/Facebook



Jornalista. Como todo torcedor também gosto de dar meus pitacos. Fã da seleção italiana, do Milan e do Arsenal.