Relembre os melhores momentos do Palmeiras no velho Palestra Itália

O Palmeiras ganha uma casa nova no fim deste ano de centenário, mas o velho Palestra Itália continuará sempre na memória de seus torcedores. No lugar onde hoje está construído o moderníssimo Allianz Parque, o Verdão viveu momentos históricos que não serão mais esquecidos.

LEIA MAIS
5 coisas das quais só quem viveu o velho Palestra Itália vai se lembrar no futuro
Opinião: Estar no novo estádio do Palmeiras no centenário valeu como um título

O Torcedores.com listou dez momentos que mais ficarão na memória do torcedor palmeirense ocorridos no Parque Antárctica. Viaje no tempo com a gente e relembre quais foram eles.

– Campeão da Libertadores

Vitória nos pênaltis sobre o Deportivo Cali deu ao Palmeiras o título mais importante de sua história diante de um Parque Antárctica lotado. Era o auge, em termos de conquistas, da fase Parmalat.
– Recorde de público e título paulista

O maior público registrado no antigo Palestra Itália é de 40.283 pagantes no duelo que decidiu o Campeonato Paulista de 1976 contra o XV de Piracicaba. Com um gol de Jorge Mendonça, o Verdão ganhou por 1 a 0 e ficou com a taça. Era o último título do clube antes da era Parmalat, já que o Palmeiras viveria uma fila de 16 anos sem conquistas até o Paulistão de 1993.
– Goleada e raça contra o Grêmio

O Palmeiras apanhou de forma inexplicável contra o Grêmio no jogo de ida das quartas de final da Libertadores, em 1995, por 5 a 0. A missão do time alviverde era reverter essa terrível desvantagem na volta, no Parque Antárctica, mas, logo de cara, Jardel abriu o placar para os gaúchos. Quando se esperava um desânimo geral no Verdão, o que se viu foi uma reação incrível. O Palmeiras não conseguiu a classificação, mas ganhou do time de Felipão por 5 a 1, deixando a Libertadores sob aplausos da torcida pela brilhante atuação.
– Chocolate no Boca Juniors

O Boca foi carrasco do Palmeiras em duas Libertadores, mas nem sempre foi assim. Em 1994, o Verdão aplicou um memorável 6 a 1 no Boca Juniors no Parque Antárctica. Uma exibição de gala que mostrava aquele que era o melhor time do Brasil naquele ano.
– Pinta o sete no Cruzeiro

Pela Mercosul de 1999, uma exibição sensacional do Verdão, que enfiou um 7 a 3 no Cruzeiro. O Verdão vivia o embalo do título da Libertadores, e mais tarde seria vice-campeão daquele campeonato.
– Classificação heroica contra o Flamengo

O Palmeiras perdeu o jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil por 2 a 1 para o Flamengo em 1999, e perdia pelo menos placar a meia hora do fim do jogo. Com os dois gols rubro-negros como visitantes, o Verdão tinha a difícil missão de fazer três gols. Mas aquele era o time que conquistaria a América do Sul no mesmo ano. Depois de empatar rapidamente, o tempo passava e ainda faltavam dois gols. E eles vieram depois dos 40 do segundo tempo, fazendo o estádio “vir abaixo”. Um verdadeiro milagre operado pelos jogadores do Verdão, especialmente Euller.
– Vitória sobre o São Paulo em 2008

É preciso entender o contexto daquela semifinal de Paulistão em 2008. Nos confrontos recentes em mata-matas, o São Paulo havia levado a melhor em todas. O Verdão não eliminava o Tricolor desde a Copa JH de 2000. Os palmeirenses não comemoravam um título de expressão desde a Copa dos Campeões de 2000, tinham na cabeça a “bi-eliminação” para os rivais na Libertadores em 2005 e 2006. No primeiro jogo, no Morumbi, o São Paulo ganhou por 2 a 1 com um gol de mão. O clima era de muita vontade, o Palmeiras precisava eliminar os rivais. E fez, com uma vitória por 2 a 0 com direito a provocações de Valdivia aos adversários. Para lavar a alma.
– Último título

A última conquista do Palmeiras no Palestra Itália foi justamente o Paulistão de 2008. Após vencer o primeiro jogo, em Campinas, por 1 a 0, o Verdão teve tranquilidade para aplicar um sonoro 5 a 0 na Ponte Preta para acabar com o jejum de oito anos sem títulos e ainda consagrar o primeiro título no seu próprio estádio nove anos após a conquista da Libertadores.
– O título do time dos 100 gols

Foi com uma vitória por 2 a 0 sobre o Santos, no Palestra Itália, que o “time dos 100 gols” oficializou a conquista do Paulistão de 1996. Embora não tenha conquistado títulos nacionais e internacionais, o elenco do Verdão daquele ano foi um dos melhores da história do clube.
– Goleadas em 1999

Jogando o Brasileirão em ritmo de preparação para o Mundial Interclubes, o Palmeiras alternava bons resultados e atuações limitadas pela ausência dos principais titulares. Mas houve algumas goleadas sobre grandes nessa época. O Verdão aplicou 6 a 0 no Botafogo e outro 6 a 0 no Grêmio.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.