Opinião do torcedor: A conquista do Galo de Galileu Galilei

Atletico-MG
Getty Images

Na minha opinião, não restam dúvidas de que a conquista inédita e justíssima do Atlético Mineiro é a expressão maior do Galo de Galileu Galilei. Meus amigos, é que esse time desafia as leis da física, é quase uma laboral revolução científica pelos laboratórios do futebol.

LEIA MAIS
Opinião: Atlético-MG é o melhor campeão da história da Copa do Brasil
Atlético-MG precisou de 24 edições para levantar a taça na Copa do Brasil
Os melhores da Copa do Brasil 2014

Para quem não se lembra, o físico mencionado é eternizado como o responsável pelos primeiros estudos do movimento uniformemente acelerado. É a velocidade em função da distância, que varia proporcionalmente no decorrer do tempo. Para o Galo, é a tática da Lei dos Corpos com a técnica da aceleração escalar da bola. Os pés são como pêndulos, que dominam o cronômetro e hipnotizam os adversários.

O gol do jogo e da taça foi marcado por um dos ícones dessa profundidade telescópica do Galo Galileu Galilei. Tardelli parece ter no uniforme uma “balança hidrostática”, pois mede os ângulos e as áreas do gramado com uma preciosa perícia. Aos 47 minutos da primeira etapa, ele surgiu no miolo da zaga cruzeirense com a energia de um espectro, com um repertório de “componentes ondulatórias”, o artilheiro girou a cabeça para descerrar, no fundo da meta Celeste, a placa de Parabéns.

Foi um “Happy birthday to you” diferente, porque as palmas eram para Atlético e Cruzeiro ao mesmo tempo. Ambos têm motivos de sobra pra comemorar nessa temporada. O delicioso bolo da bola foi igualmente e merecidamente repartido em fatias iguais. Portanto, um simbólico abraço dos tradicionais rivais.

Agora, o Galo Galileu Galilei é tão rápido que, antes de erguer a Taça da Copa do Brasil em campo, deu mais uma corridinha até Saturno. Aqueles anéis tinham que iluminar essa festa!



Jornalista formado pela Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor do Departamento de Televisão e Rádio da mesma faculdade.