Análise Copa do Nordeste 2015: Vitória-BA

Domingo também é dia de análise da Copa do Nordeste aqui no Torcedores.com, e hoje iremos ver por detalhes a equipe do Vitória, da Bahia, um dos maiores vencedores da Copa do Nordeste. O Torcedores.com vêm fazendo análises semanais dos times que disputarão a “Lampions League” no ano que vem. Chegamos hoje a um dos clubes mais populares do Nordeste do país.

LEIA MAIS
Análise dos times da Copa do Nordeste 2015: Globo-RN

Fundado em 13 de Maio de 1899, o Esporte Clube Vitória tem um grande retrospecto na competição regional, sendo hoje considerado uma potência entre os clubes da região Nordeste, embora ultimamente os resultados tenham passado longe das conquistas de antes. Possui cinco títulos da Copa do Nordeste (1976,1997, 1999, 2003, 2010), sendo o maior campeão do torneio regional. Para a edição de 2015, o destino do clube no Campeonato Brasileiro 2014 irá definir o planejamento para a competição regional.

QUALIDADES: Ficando no grupo A da competição em 2015, o Rubro-Negro baiano não terá muito do que se preocupar. Confiança e Serrano não deverão ser uma ameaça, tendo seu adversário mais complicado o América de Natal. O ataque tem sido uma boa arma para a equipe baiana, que tem alguns destaques como Dinei e Escudero. Na edição de 2014 ficou em segundo lugar no grupo, mas teve um dos melhores ataques da primeira fase com 12 gols.

DEFEITOS: A defesa é um setor preocupante para o Leão. Com um saldo de gols ruim no Campeonato Brasileiro e o retrospecto da Copa do Nordeste, o técnico Ney Franco terá que reforçar o sistema defensivo se quiser conquistar o Hexa em 2015. Os 49 gols tomados no campeonato nacional atestam isso.

DESTAQUE: O destaque é o atacante Dinei, artilheiro do clube no Brasileirão e destaque também na “Lampions League” de 2014. Dinei marcou 9 gols no Brasileirão, Dinei tem tudo para comandar a equipe baiana na competição do ano que vem.

TIME BASE: Roberto Fernandez; Nino Paraíba, Ednei, Kadu, Richarlyson; Neto Coruja, José Wellison, Cáceres, Marcinho e Escudero; Dinei. TÉCNICO: Ney Franco

ESTÁDIO: Estádio Manoel Barradas (Barradão)

INAUGURAÇÃO: 11 de Novembro de 1986

CAPACIDADE: 35.632

RETROSPECTO NA COMPETIÇÃO: Na edição de 2015, o rubro-negro baiano fará sua 13ª participação no torneio, tendo o melhor retrospecto entre os postulantes ao título.

Foto: Getty Images



Estudante de Jornalismo na UFPE, fã de esportes, apaixonado por futebol mas também rugby e futebol americano.