Apesar do 7 a 1, cinco brasileiros estão em lista dos melhores defensores do mundo

Justamente no ano em que o futebol brasileiro ficou marcado para sempre por tomar um histórico 7 a 1 na Copa do Mundo, jogando em casa, diante de um Mineirão lotado, a Fifa e a FIFPro, entidade que representa os jogadores profissionais, anunciaram cinco brasileiros entre os melhores defensores do mundo em 2014.

LEIA MAIS
Fifa divulga lista de goleiros que concorrerão ao prêmio de melhor do mundo

Dos cinco, quatro estiveram no elenco que deu o maior vexame da história do Brasil em Copas. Daniel Alves, do Barcelona, Thiago Silva e David Luiz, do PSG, e Marcelo, do Real Madrid. Destes, os dois últimos foram titulares no massacre aplicado pela Alemanha na semifinal da competição.

O único brasileiro listado entre os melhores defensores do ano que não estava na Copa é o lateral Filipe Luis, que fez uma temporada sensacional pelo Atlético de Madri, com a conquista do título espanhol e o vice da Liga dos Campeões, e hoje atua pelo Chelsea.

A Alemanha, por sua vez, conseguiu emplacar apenas três defensores na lista. Boateng e Lahm, do Bayern de Munique, e Hummels, do Borussia Dortmund, todos campeões do mundo com a seleção nacional na Copa disputada no Brasil.

Esse número de defensores perde para o de espanhóis indicados por jogadores em votação. Foram quatro. A Espanha, aliás, deu um vexame quase tão grande quanto o do Brasil. Atual campeã do mundo, a seleção espanhola estreou na Copa perdendo por 5 a 1 para a Holanda, perdeu o jogo seguinte para o Chile por 2 a 0, e deu adeus ao Mundial com uma rodada de antecedência.

Confira os 20 indicados como melhores defensores do mundo em 2014:

David Alaba (Austria / FC Bayern München)
Jordi Alba (Espanha / FC Barcelona)
Dani Alves (Brasil / FC Barcelona)
Jerome Boateng (Alemanha / FC Bayern München)
Daniel Carvajal (Espanha / Real Madrid CF)
David Luiz (Brasil / Paris St-Germain FC)
Filipe Luis (Brasil / Chelsea FC)
Diego Godin (Uruguay / Atlético Madrid)
Mats Hummels (Alemanha / Borussia Dortmund)
Branislav Ivanovic (Sérvia / Chelsea FC)
Vincent Kompany (Bélgica / Manchester City FC)
Philipp Lahm (Alemanha / FC Bayern München)
Marcelo (Brasil / Real Madrid CF)
Javier Mascherano (Argentina / FC Barcelona)
Pepe (Portugal / Real Madrid CF)
Gerard Pique (Espanha / FC Barcelona)
Sergio Ramos (Espanha / Real Madrid CF)
Thiago Silva (Brasil / Paris St-Germain FC)
Raphael Varane (France / Real Madrid CF)
Pablo Zabaleta (Argentina / Manchester City FC)



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.