Mundial de Clubes está chegando. Veja o que será destaque em 2014

Real Madrid
Getty Images

O Mundial de Clubes da Fifa terá sua próxima edição no Marrocos a partir do dia 10 de dezembro. Sete times disputarão o título, que no ano passado foi vencido pelo Bayern de Munique. Este ano, o maior destaque da competição é a presença do português Cristiano Ronaldo.

LEIA MAIS
Real Madrid está à procura do “novo Messi”; veja os candidatos

O Real Madrid, maior campeão da Liga dos Campeões, disputa pela segunda vez a competição chancelada pela Fifa, mas venceu três vezes o antigo Mundial Interclubes, a última delas em 2002.

Para quem considera como campeões apenas os que venceram os torneios organizados pela Fifa, um destaque desta edição 2014 é que a competição terá um campeão inédito.

O Real Madrid disputou o primeiro, em 2000, no Brasil, e acabou ficando com o quarto lugar após ser batido pelo Corinthians no grupo da primeira fase, e derrotado nos pênaltis pelo Necaxa, do México, no jogo do 3º lugar.

Time que ganhou a simpatia do mundo inteiro por ser a equipe do coração do Papa Francisco, o San Lorenzo ganhou a Libertadores pela primeira vez em sua história, terminou com toda uma era de gozações rivais, e chega com a missão de recuperar a moral da América do Sul no torneio, já que no passado o continente, representado pelo Atlético-MG, não chegou à final.

Para tentar repetir o feito do Raja Casablanca, que entrou na competição como campeão nacional do Marrocos no ano passado, o time da vez é o Moghreb Tétouan, que conquistou o Campeonato Marroquino pela segunda vez em sua história neste ano. Caberá ao Moghreb o papel de abrir o torneio como anfitrião no dia 10.

O adversário dos marroquinos na fase preliminar, que dá vaga às quartas de final, é o Auckland City, da Nova Zelândia. O time alcança neste ano sua sexta participação no Mundial de Clubes da Fifa, se tornando o mais presente na história da competição. Apesar deste recorde, os neozelandeses nunca passaram do sexto lugar.

O vencedor do duelo entre Moghreb Tétouan e Auckland City vai enfrentar o ES Sétif, da Argélia, campeão africano, que participa pela primeira vez do Mundial de Clubes da Fifa. Essa chave vai definir o adversário do San Lorenzo na semifinal.

Do outro lado, a competição começa diretamente nas quartas de final, no dia 13, com o duelo entre Cruz Azul e Western Sydney Wanderers. Os mexicanos chegam pela primeira vez ao Mundial e quebram uma sequência de três participações de um time de seu país, o Monterrey.

Para chegar à semi, o Cruz Azul terá que vencer um time novo. O Western Sydney foi fundado em 2012 e já conseguiu ser campeão da Liga dos Campeões da Ásia, o primeiro australiano a conseguir esse feito desde que o país foi incorporado à Confederação Asiática de Futebol. O vencedor desse duelo encara o Real Madrid na semifinal.

Outro destaque do Mundial de Clubes 2014 é a presença da tecnologia da linha do gol, utilizada na Copa das Confederações de 2013 e na Copa do Mundo de 2014, ambas disputadas no Brasil. O recurso teve papel fundamental no Mundial, quando um gol de Benzema foi validado pelo árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci no duelo entre França e Honduras.

A final do Mundial de Clubes está marcada para o dia 20 de dezembro, um sábado, e será realizada às 17h30, pelo horário de Brasília.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.