Opinião: Sem a vaga na Libertadores, Grêmio precisa iniciar o planejamento para 2015

gremioxbahia

E aconteceu o que já esperado. O Grêmio deu adeus à vaga na Copa Libertadores-15 com uma rodada de antecedência. Até então concorrente direto, o Corinthians deu aquela forcinha no início da noite de domingo. Perdeu de virada para o Fluminense (5 a 2), no Maracanã. Para a equipe gaúcha seguir com chances de classificação bastaria uma vitória sobre o desesperado Bahia, na Arena Fonte Nova. No entanto isso acabou não acontecendo.

VEJA TAMBÉM: 

Botafogo perde, cai para a Série B e vira piada nas redes sociais

Fred desabafa contra salários atrasados e nem GLOBO escapa das criticas

Atuando de forma apática, o Tricolor Gaúcho foi dominado pelo Bahia em boa parte do jogo. Perdeu por 1 a 0 e chegou ao terceiro tropeço seguido no Campeonato Brasileiro. Havia sido derrotado anteriormente por Cruzeiro e Corinthians. Nem parecia que estava disputando o jogo mais importante do campeonato diante do Bahia, virtual rebaixado à série B. Não fosse o goleiro Marcelo Grohe, autor de quatro grandes defesas, os visitantes teriam voltado para Porto Alegre com uma derrota mais elástica na bagagem. Com o resultado adverso, não têm mais chances matemáticas de alcançar o Corinthians, quarto colocado.

O Grêmio apenas cumprirá tabela na última rodada contra o Flamengo, no próximo domingo, na Arena. Sem nenhuma pretensão no campeonato, o clube precisa iniciar o planejamento para 2015. Definir a situação de alguns atletas que vão ter o contrato se encerrando em 31 de dezembro, casos do zagueiro Werley, do volante Edinho, do meia Zé Roberto e do atacante Dudu. O meia Alan Ruíz já acertou a sua saída. O técnico Felipão necessita de alguns reforços sobretudo para o meio de campo e ataque. O atacante camaronês Joel, destaque do Coritiba, pode chegar por empréstimo junto ao Londrina. O Grêmio também teria interesse na contratação do zagueiro Thiago Heleno, do Figueirense. Sem a vaga na Libertadores, os investimentos no time tendem a diminuir.

O final de ano gremista foi decepcionante. Mais uma vez o clube passará uma temporada sem título ou vaga na principal competição sul-americana. Melancólico!

crédito foto: Felipe Oliveira/Getty Images



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)