Opinião: Ser palmeirense ou botafoguense não tem diferença

Se você é um torcedor na faixa dos 20 anos de idade e torce para Palmeiras ou Botafogo sabe que não há muita diferença entre esses dois clubes. Não me refiro a toda a história das agremiações, mas ao seu histórico neste século XXI. O fato de em 2014, as duas equipes estarem caminhando para disputar, em 2015, a Série B do Campeonato Brasileiro não é apenas mera coincidência, afinal de contas, decisões erradas foram tomadas para isso.

LEIA MAIS:
Opinião: Não se vive só de história
Compare o desempenho do seu time no turno e no returno do Brasileirão

O que o Botafogo ganhou desde o ano 2000? Pergunta simples e objetiva, cuja resposta se resume em apenas uma palavra: Estadual. Nos últimos 14 anos, o Glorioso venceu por três vezes o Campeonato Carioca (2006,2010 e 2014) e só. Não houve um título nacional e muito menos um título internacional. Neste quesito, aliás, o melhor desempenho alvinegro foi a classificação para a disputa da Libertadores da América, mas o resultado foi uma eliminação precoce e vergonhosa ainda na Fase de Grupos.

O que o Palmeiras ganhou desde o ano 2000? O Palmeiras tem mais conquistas, contudo, não são necessariamente mais importantes, já que o único Bicampeonato conquistado neste interstício pode se tornar Tri ano que vem: a Série B. Em 2003 e 2013, o Alviverde Paulista conquistou a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. O título da Copa do Brasil de 2012, por exemplo, o mais importante deste período, ficou manchado pelo rebaixamento do time no final da temporada. Os últimos anos de felicidade para o torcedor palestrino foram 2008, ano em que o time conquistou o Campeonato Paulista, e 2000, quando o Verdão venceu o Torneio Rio-São Paulo e a Copa dos Campeões, duas competições que, assim como o orgulho de ser palmeirense, não existe mais.

O que os botafoguense e os palmeirenses viram nos últimos tempos? Nos últimos anos, botafoguenses e palmeirenses viram seus rivais se tornarem ainda mais fortes com conquistas importantes. Com a exceção do Vasco, os outros dois grandes do Rio de Janeiro venceram Campeonatos Brasileiros. Na Terra da Garoa, o Santos, São Paulo e Corinthians já ganharam Libertadores neste século.

O que os botafoguenses e os palmeirenses não merecem ver? Botafogo e Palmeiras não merecem ser administradas por pessoas despreparadas que, embora tenham boa intenção, não sabem como fazer. O futebol tem uma lógica própria, diferente do restante do mundo, mas ele causa dor do mesmo jeito que as outras coisas. Ser botafoguense está difícil de hoje, ser palmeirense também. Torcer para um ou para outro tanto faz, até porque, para o ano que vem, uma coisa é certa: pelo menos um dos dois vai ser rebaixado, mas podem ser ambos, o que aumenta ainda mais a sensação de que ser palmeirense ou botafoguense não tem diferença

Foto: Getty Images