Revista lista os 10 maiores clássicos do futebol

Reprodução

Mesmo com novos clássicos tomando conta do futebol moderno, a pergunta será sempre a mesma: “Qual é o maior?” Os grandes duelos que os torcedores se acostumaram a acompanhar por tantos anos tem perdido espaço para novas disputas entre equipes que foram recheadas de craques por milionários investidores. Chelsea X Manchester City e PSG X Monaco são os melhores exemplos de times que antes pouco chamavam atenção, mas que hoje colecionam torcedores por todo o mundo.

A revista britânica Four Four Two listou os 10 maiores clássicos do futebol mundial e deixou claro que apenas a demonstração de paixão por parte dos torcedores, história dentro e fora de campo, apelo global, competitividade no cenário nacional, tempo, atmosfera do estádio e craques que vestiram a camisa foram os fatores levados em conta.

Apesar de muitos deles serem relativos e incalculáveis, quem disse que futebol é uma matemática exata? Muitos irão discordar, mas é inegável que a lista foi bem trabalhada e muito bem estudada. Confira:

10 – Al-Ahly X Zamelek – 197 partidas disputadas, 84 vitórias do Al-Ahly, 67 vitórias do Zamelek e 46 empates.

Quando se trata de rivalidade, o clássico do Egito é um dos mais fortes do mundo. Devido a quantidade de brigas e mortes que resultaram dos confrontos entre as torcidas, o campeonato teve que ser suspenso por um ano ainda nos anos 70. Apesar de não ter apelo internacional, quem já teve a chance de estar no estádio e vivenciar esse jogo sabe que a atmosfera é diferente de tudo que se possa imaginar.

9 – Borussia Dortmund X Shalke 04 – 143 partidas disputadas, 48 vitórias do Borussia, 57 vitórias do Shalke e 38 empates.

Não é o clássico mais antigo e nem sequer nasceu de divisões sociais como outros no país. Mas por serem tão iguais, por terem nascido da mesma classe trabalhadora e por ocuparem o mesmo lugar na história, por assim dizer, a rivalidade é tão grande que ocupa um lugar muito especial na Alemanha.

8 – Lazio X Roma – 174 partidas disputadas, 48 vitórias da Lazio, 64 vitórias da Roma e 62 empates.

A cidade fala 24h por dia sobre as duas equipes e não sobre o campeonato italiano. Vencer o Derbbie e terminar o campeonato acima do rival é tudo que importa. Ao invés de se preocuparem em derrotar a superioridade de Milan e Juve, ambas equipes só querem saber de vencer a outra.

7 – Grêmio X Internacional – 402 partidas disputadas, 125 vitórias do Grêmio, 152 vitórias do Internacional e 125 empates.

A cidade para uma semana antes do Derbbie. O clima que toma a cidade é impressionante e é impossível ser imparcial. O Grêmio representa a comunidade alemã de imigrantes enquanto o Inter representa a classe trabalhadora. Quanto o Inter dominou o cenário brasileiro no anos 70, o Grêmio fez o mesmo na década seguinte e não deixou barato. Os dois gigantes serão sempre iguais.

6 – Fenerbahçe X Galatasaray – 379 partidas disputadas, 143 vitórias do Fenerbahçe, 122 vitórias do Galatasaray e 114 empates.

O jogo em que os torcedores querem ser parte de corpo e alma. A paixão e a tensão é tão grande que não basta ver o jogo pela televisão. O jogo chama a atenção até dos países vizinhos como Azerbaijão, Turcomenistão e da própria Alemanha, que passaram a adotar uma das equipes para torcer.

5 – Celtic x Rangers – 399 partidas disputadas, 159 vitórias do Rangers, 144 vitórias do Celtic e 96 empates.

Existe muito para não se aprovar nesse clássico como a disputa religiosa que sempre existiu entre seus torcedores e as inúmeras brigas que se tornaram comuns, mas ainda é um dos Derbbies mais quentes e disputados do mundo. Pode-se dizer que já aconteceu de tudo que o futebol tem de mais emocionante. Atualmente o Rangers briga para voltar à primeira divisão depois de ser rebaixado para a quarta e pagar pelos atos de manipulação de resultado e corrupção. O clássico não acontece desde 2012.

4 – Liverpool X Manchester United – 189 partidas disputadas, 75 vitórias do United, 63 vitórias do Liverpool e 51 empates.

Apesar da realidade de ambas equipes ser diferente hoje, o jogo sempre simbolizou a briga pela supremacia na Inglaterra. O apelo global e a história das partidas é incomparável. Mais do que eles gostam de admitir, cidade e torcedores tem mais em comum do que se imagina. Mesmo pela televisão, a torcida de Liverpool é um show a parte.

3 – Nacional X Peñarol – 358 partidas disputadas, 111 vitórias do Nacional, 126 vitórias do Peñarol e 121 empates.

Um país tão pequeno mas gigante no futebol. O maior jogo do país é responsável por revelar tantos jogadores uruguaios de sucesso mundial. Dizem  que apenas os que sobrevivem a esse clássico, ganham o respeito da torcida e tem uma carreira de sucesso.

2 – Real Madrid X Barcelona – 227 partidas disputadas, 91 vitórias do Real Madrid, 88 vitórias do Barcelona e 48 empates.

Apesar de ser o clássico mais assistido no mundo, o que antes era briga política e tinha um valor histórico muito grande para a cultura local, hoje se tornou uma disputa de dinheiro. Mesmo com os melhores do mundo em campo, a briga é sempre entre Nike e Adidas e qualquer que seja o patrocinador das equipes.

1 – Boca Juniors X River Plate – 233 partidas disputadas, 84 vitórias do Boca, 76 vitórias do River e 73 empates.

Os maiores jogadores argentinos da história e da atualidade disputaram essa partida. Há 100 anos o jogo era entre a classe trabalhadora e os aristocratas, mas hoje é simplesmente a maior rivalidade do mundo. Desde penas de galinha e porcos voadores, assistir a um clássico, principalmente na La Bombonera, é uma experiência única para quem ama futebol. A atmosfera da cidade em dias de jogos é facilmente explicada pelos 2000 policiais que são mobilizados para patrulhar o estádio.



Jornalista Esportivo formado pelo Mackenzie e pela UCLA com passagem pela Rádio Bandeirantes, fundador do perfil Arquivo do Futebol (@futebolarquivo) e jornalista do MLS Brasil. Escreve para o Torcedores.com desde 2014. Twitter: @paulogcanova