Seleção Brasileira feminina conquista Sul-Americano Sub-15 de Basquete

Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira feminina de Basquete conquistou na noite do último domingo (23) o título do Campeonato Sul-Americano Sub-15, disputado na cidade de Barquisimeto, na Venezuela, ao vencer a decisão contra as donas da casa por 68 a 48. Esta foi a 15ª vez que a seleção ganhou o título, e a quinta de forma consecutiva e invicta.

LEIA MAIS
Confira quem são os estrangeiros que jogam na NBA
Jogadora de basquete de 16 anos morre em quadra na Espanha
Conheça famosos que são donos de times da NBA

Sem perder nenhum dos quatro períodos, o Brasil teve como destaque a ala Clarissa Carneiro, que foi a cestinha da partida com 23 pontos, além de conseguir oito rebotes e duas assistências.

A pivô Obalunanma de Angelo obteve um double-double, ao conseguir 18 pontos e 15 rebotes. Já a ala-armadora Izabella Nicoletti, eleita MVP e maior pontuadora do torneio, obteve na decisão 12 pontos, sete rebotes e cinco assistências.

“O nível do campeonato foi bem melhor do que esperávamos. E isso foi muito importante para o desenvolvimento das meninas. Cada jogo exigiu estudo e concentração em jogadoras específicas dos adversários. Fico muito feliz com o empenho e dedicação de todos. Agradeço a comissão técnica por todo suporte”, disse Anne Sabatini, técnica do selecionado brasileiro.

A selecionado nacional teve vida tranquila no torneio. Na primeira fase passou por Equador (77 a 60), Colômbia (61 a 41), e teve dificuldades apenas contra o Chile (65 a 63). O time ainda derrotou a Argentina na semifinal, ao vencer por 77 a 64.

“Essa geração tem muita qualidade técnica e mostrou isso durante a fase de preparação e no campeonato. Mas as meninas ainda precisam se desenvolver mais na defesa. Tenho certeza que elas se apresentarão melhor nas próximas convocações, pois as vivências servirão para amadurecê-las”, conclui Anne.

O título dá ao Brasil uma vaga na Copa América Sub-16 do ano que vem. Esta competição, por sua vez, valerá classificação para a quarta edição do Mundial de Basquete Sub-17, que acontecerá em 2016.

Foto: Divulgação



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.