Você acha justo o sistema de pontuação dobrada na F1?

pontuação dobrada fórmula 1

O sistema de pontuação dobrada foi implantado na Fórmula 1 este ano com a intenção de valorizar a última corrida e dar mais emoção ao campeonato. De fato, a disputa entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg estaria praticamente definida se o GP dos Emirados Árabes, que encerra a temporada neste domingo (23), em Abu Dhabi, tivesse os pontos comuns.

LEIA MAIS
Veja quais são os desafios para Rosberg virar o jogo e ser campeão da F1

Com 17 de vantagem sobre o alemão, Hamilton precisaria apenas de um sexto lugar em caso de vitória de Rosberg se o regulamento antigo fosse mantido. Com a pontuação dobrada, o inglês tem a obrigação de ser o segundo colocado nesse mesmo cenário. Para Rosberg, há chance até de ser campeão chegando no improvável quinto lugar, com Hamilton terminando na ainda mais improvável décima posição. Sem a pontuação dobrada, o alemão da Mercedes seria obrigado a chegar pelo menos em segundo para ficar com o título.

O sistema de pontos dobrados foi criticado desde o anúncio de sua implantação. Há quem diga na imprensa especializada, inclusive, que ele não vai continuar em 2015. Pode vir a ser uma experiência única que mexeu com o resultado de um campeonato logo de cara.

Por todo esse cenário que recebe a disputa pelo título neste fim de semana, o Torcedores.com pergunta a você, fã da Fórmula 1, se isso é justo. Você concorda com a pontuação dobrada na F1? Acha que a emoção compensa a diferença de peso entre a última corrida e as demais? Vote na enquete abaixo.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.