Campeonato Gaúcho 2015 terá novidades. Confira a tabela

GRÊMIO X INTERNACIONAL - CAMPEONATO GAÚCHO 2014 - 09/02/2014

A Federação Gaúcha de Futebol divulgou nessa segunda-feira a tabela do Campeonato Gaúcho de 2015. O Estadual começará em 1º de fevereiro e terá a fórmula alterada em relação à última edição. Todos os clubes se enfrentarão em turno único na primeira fase. Os oito melhores classificados avançam às quartas de final, que ocorrerão em jogo único na casa do clube que tiver a melhor campanha. As semifinais e finais terão jogos de ida e volta. Em 2014, os 16 clubes estavam divididos em dois grupos de oito equipes cada, com os quatro melhores de cada chave avançando às quartas de final.

CONFIRA A TABELA DO GAUCHÃO 2015

 VEJA MAIS: CBF muda tabela do Brasileirão e Corinthians jogará última rodada do sábado

Outra novidade é o número limite de jogadores inscritos por equipe. Cada agremiação poderá usar no máximo 32 atletas. Foi a forma encontrada pela Federação para minimizar o uso de reservas e juniores pela dupla Gre-Nal. A Federação Paulista de Futebol adotou estratégia parecida, porém, um pouco mais rigorosa. Cada clube poderá usar no máximo 28 atletas no Paulistão-2015.

Três clubes serão rebaixados para a Segunda Divisão Gaúcha e apenas um será promovido à elite no ano seguinte. O processo será repetido em 2016. O objetivo é que em 2017, o Estadual tenha apenas 12 equipes.

O Inter, atual campeão, estreará contra o Lajeadense, no estádio Alviazul. Já o Grêmio medirá forças contra o caçula União Frederiquense, na Arena.

O Gre-Nal da primeira fase está marcado para o dia 1º de março, no Beira-Rio.

foto: Divulgação



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)